05/08/2021
Nossa região conta com diversas instituições que atendem a crianças, adultos e idosos, proporcionando apoio educacional, cultural e social. Neste mês vamos conhecer a ADRA, que mantém em Cotia duas unidades, uma na Granja Viana e outra em Caucaia do Alto.
A ADRA - Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais atua globalmente em mais de 110 países em prol do desenvolvimento comunitário e da construção de um mundo mais justo e igualitário. No Brasil, o início de suas atividades foi em 1984, quando realizou ações de ajuda à população ribeirinha na Amazônia em uma embarcação com profissionais de saúde, voluntários e alimentação.
Em Cotia são duas unidades. Na Granja Viana iniciaram em 1990 com o atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade. “O empenho de voluntários foi fundamental para chegar ao que existe hoje”, ressalta Giselly Abdala, assistente de projetos da instituição. O Núcleo de Desenvolvimento da Granja Viana atende a 120 crianças de 06 a 15 anos com atividades que ocorrem no contraturno escolar, incluindo refeições e suporte social e emocional da equipe técnica da ADRA. Além das crianças, suas famílias são assistidas, recebendo visitas, tendo acesso a palestras e orientações. Esta unidade recebe ainda outro público que tanto precisa de atenção: os idosos. Aproximadamente 50 idosos têm acesso a atividades como pilates, hidroginástica, oficinas de idiomas, de culinária entre outras, garantindo uma melhora em seu bem-estar físico e emocional.
A outra unidade ADRA fica em Caucaia do Alto e funciona desde 2015. Lá, em um amplo espaço com muito verde, são atendidas em média 60 crianças de 06 a 15 anos, também com atividades no contraturno. Antes da pandemia tinham horta, campinho para esportes e até alguns pequenos animais. As atividades presenciais foram suspensas, mas pretendem retomar em breve.
“Temos a oportunidade de conscientizar as pessoas quanto a seus direitos, contribuir para o empoderamento de mulheres que são arrimo de família e para a transformação da realidade das famílias atendidas, além de oferecer carinho e cuidado às crianças” conta Solange Ramirez, assistente social que trabalha na ADRA há 6 anos e antes foi voluntária na organização durante 18 anos. Ela conta ainda que, em ambas as unidades, durante a pandemia houve atendimento online para manter o vínculo com os atendidos e o apoio assistencial foi reforçado, oferecendo às famílias cestas básicas, kits de higiene e outros itens de primeira necessidade.
Um novo desafio vem pela frente: a ADRA avançou mais um passo no município, ampliando seus serviços também para uma casa de acolhimento de crianças e adolescentes sob tutela do Estado. A proposta da organização é oferecer um lar amoroso e acolhedor para este público, independente de gênero, raça ou etnia. E como esse novo lar de acolhimento está sendo montado, toda ajuda é bem-vinda!
Venha fazer parte desta corrente de solidariedade e voluntariado! Entre em contato com a ADRA:
Endereços:
Núcleo ADRA Granja - Rua Salma, 25 - Parque São George - Cotia
Núcleo ADRA Caucaia - Rua Rosa Camargo Pires, 177, bairro Pununduva - Caucaia do Alto
Rede social da regional: facebook.com/adrasaopaulo
Contato para doações: 11 97419-4009 (Solange)