TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

de Olho na Granja

03/09/2020

Casa do Moinho


Reinventando a formação profissionalizante e complementar

O ano de 2020 está sendo desafiador em diversos aspectos, devido à pandemia do COVID19 e à necessidade de isolamento social. Um deles é a educação e com ela as formações profissionalizantes e complementares. Neste mês, vamos conhecer um pouco melhor o trabalho da AFESU MOINHO, também conhecida como Casa do Moinho, instituição sem fins lucrativos localizada na região da Granja Viana, que oferece cursos técnicos e projetos sociais a jovens mulheres.

Reconhecida por hotéis e restaurantes como um centro de formação de excelência, a AFESU MOINHO oferece cursos técnicos gratuitos em Hospedagem e Cozinha a jovens de 17 a 23 anos. Além de professores qualificados, as alunas contam com uma escola equipada, salas de aulas e laboratórios, onde podem aprender na prática a rotina de um profissional da área. A instituição oferece também, desde 2014, Projetos Sociais para adolescentes residentes em Cotia e região, cursando a partir do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio em escolas públicas. As jovens participam de Oficinas de Apoio à Aprendizagem e de Preparação para Primeiro Emprego, com destaque à área de Empreendedorismo, como forma de buscar renda extra.

Desde a suspensão das aulas presenciais, em 16 de março, a instituição passou a buscar alternativas para minimizar os impactos. Para as alunas dos cursos técnicos, cujo programa é validado pelo Ministério da Educação e exige o cumprimento de 800 horas em cada um dos cursos, foram emprestados notebooks para aquelas que precisassem, além de acesso à internet com a colaboração de voluntários. E os conteúdos foram adaptados pelos professores para o modelo à distância. Para os demais projetos, voltados às meninas a partir de 11 anos, foram elaborados programas específicos como as Olimpíadas Moinho, Projeto Construindo Laços, além de Lives com profissionais do mercado sobre temas de interesse, como postura profissional, competências para o trabalho, entre outros.

Tive a oportunidade de dar aulas de Empreendedorismo às alunas dos cursos técnicos e o resultado foi surpreendente! Foram oito aulas semanais de aprendizado mútuo. Exceto uma ou outra que, por algum motivo, realmente não conseguiu acompanhar a maioria das aulas, as demais conseguiram se transformar, se desdobraram mesmo com suas rotinas alteradas devido à pandemia. Embora no modelo presencial os cursos técnicos sejam em período integral, sabemos que a pandemia e o isolamento trouxeram adversidades não previstas na rotina familiar destas jovens. Cuidar de afazeres domésticos ou de irmãos mais novos durante o dia ou até trabalhar para ajudar no orçamento da casa foram desafios a serem enfrentados. É aí que entra a determinação e o empenho!

O projeto principal do módulo Empreendedorismo é a elaboração de um Plano de Negócio de um novo produto ou serviço, construído a cada aula e apresentado no final, com a presença das coordenadoras. Mesmo sendo à distância, tudo feito via plataforma de reunião online, elas finalizaram com êxito! E o comentário de uma das coordenadoras ilustra bem o resultado: “Nossa, parece que elas vão abrir o negócio mesmo!”.

Em um ano tão atípico, bom sabermos que podemos contar com instituições como a AFESU Moinho para oferecer formação e apoio às nossas meninas. Que exemplos como esse nos sirvam de inspiração para fazermos cada vez mais pela educação de nosso país!

Para 2020 ainda não há previsão de retorno às aulas presenciais, mas em breve serão abertas as inscrições para 2021.

-------------------------------------------------------------------------

Caso queira ser doador, parceiro ou queira mais informações sobre os programas:

Tels: (11) 4612-3180/4612-5969

Cel.: (11) 99862-0002

Facebook: AFESU Moinho

Av. José Giorgi, 935 – Granja Viana II (Km 26,5 da Rod. Raposo Tavares). 


Veja mais

Unidos por Carapicuíba
Histórias inspiradoras
Ações solidárias
Notícias boas
Movimentos Cidadãos
Movimentos Cidadãos
A jovem Greta

 


Marise Barbosa Uemura

Marise é  Professora de empreendedorismo, pesquisadora e doutoranda em Administração de Empresas na FEAUSP. Moradora da Granja há 15 anos, acredita na educação e na prática da cidadania para transformar realidades. Como ativista social e ambiental, luta por um planeta mais sustentável e por uma Granja melhor para os granjeiros. “A melhoria de nosso entorno depende de nós! Juntos somos mais fortes!”

Pesquisar




X



















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR