TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Conexão Sustentabilidade

12/05/2020

Efeitos da quarentena


Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de pandemia para a Covid-19, diversas tentativas de conter a disseminação do vírus foram propostas e implementadas como o isolamento social.  Em vista disso, houve uma diminuição da atividade humana que resultou em benefícios ao meio ambiente.

Exemplo disso são as inúmeras imagens postadas nas redes sociais pelos internautas que moram em diferentes lugares do mundo. Na Itália, moradores mostraram por meio de fotos, a mudança da coloração da água de turva para transparente, além da aparição de pequenos peixes, golfinhos e até águas-vivas nos canais de Veneza. Na índia o Himalaia ficou visível depois de 30 anos, isso porque a quarentena melhorou a qualidade do ar no país.

Outras mudanças também foram notadas pela Agência Espacial Europeia durante este período de pandemia. No norte da Itália houve uma diminuição de dióxido de nitrogênio. Já na China, onde o surto começou, foi registrada uma redução acentuada da poluição depois que o governo impôs restrições de viagens e quarentenas.

Essa experiência se mostrou bem positiva sob o ponto de vista ambiental mas, por outro lado, isso afetou diretamente a questão econômica e social do mundo.

Estamos reconsiderando nosso modo de pensar, de trabalhar de estudar, de nos relacionar, de utilizar as tecnologias da informação, de como lidar com a ansiedade e de como ficar ao lado da família por tanto tempo. Talvez seja uma oportunidade para revermos nossos hábitos de vida e mudarmos.

Nossas práticas diárias podem determinar muito o rumo do nosso planeta, por isso devemos procurar aplicar em nosso estilo de vida atividades que ajudem o desenvolvimento sustentável. Dessa forma não só a natureza vai conseguir se regenerar, mas nós como seres humanos também.



Veja mais

O tal do novo normal
Hábitos de Consumo
Impactos socioambientais
Fórum Econômico Mundial
Promoções e consumo
Coluna de Marcus Nakagawa

 


Marcus Nakagawa

Marcus Nakagawa é professor da ESPM; coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS); idealizador e conselheiro da Abraps; e palestrante sobre sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida. Autor dos livros: 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo (finalista no Prêmio Jabuti 2019) e Marketing para Ambientes Disruptivos. http://www.marcusnakagawa.com
www.blogmarcusnakagawa.com

Pesquisar




X



















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR