19/08/2015
Hoje acordei pensando em oferecer aos meus clientes vinhos libaneses. São vinhos tão difíceis de ser encontrados, que por si só se tornam exóticos, cobiçados e misteriosos.
O Líbano é um país com uma história de viticultura de mais de seis milênios, o que o torna um dos mais antigos países a produzir vinho. No entanto, muitas guerras e inúmeras complicações sociopolíticas prejudicaram o pleno desenvolvimento da produção vinícola ao longo dos séculos. Somente nas últimas décadas, tendo superado recentemente uma guerra civil de 15 anos, a viticultura libanesa vem renascendo e se projetando no palco mundial.
A crescente reputação dos vinhos libaneses, tanto em seu próprio país quanto nos mais exigentes mercados mundiais como França, Inglaterra e EUA, comprova o seu notório progresso.
Localizado na costa leste do Mediterrâneo, o Líbano possui duas importantes cadeias de montanhas ao norte (Montanhas do Líbano e Montanhas do Antilíbano) entre as quais estende-se o longo Vale do Bekaa, a principal região vinícola do país, de onde sai a maior porcentagem da produção libanesa.
Apesar de possuir algumas cepas autóctones como as brancas Obaideh e Merwah, com as quais é elaborada uma bebida destilada, típica do país com aromas de aniz - o Arak -, as cepas francesas dominam a viticultura libanesa, devido ao vínculo histórico com a França. Tanto a vinificação quanto as técnicas de plantio possuem influências francesas, daí a semelhança de seus vinhos com esse estilo.
A estratégica entrada no Brasil parece ser um caminho correto para os vinhos libaneses que vêm conquistando de forma crescente e contínua o mercado internacional. O comprometimento da indústria vinícola do Líbano para alcançar altos níveis de qualidade, aliado ao secular “know-how” dos viticultores libaneses e sua paixão pela arte do vinho garantem a qualidade excepcional de seu produto. Portanto, você que é apaixonado por vinho, fique de olho! Vale a pena conferir!
Existem poucas importadoras que trazem vinhos libaneses. Andei pesquisando algumas e encontrei dois excelentes produtores orgânicos e que estão à venda por aqui.
São eles:
1. CHÂTEAU KEFRAYA (com várias medalhas em concursos internacionais de vinho, o seu Comte de M 2009 foi laureado com 92 pontos por Robert Parker; importadora Zahil)
2. CHÂTEAU KSARA (a mais antiga vinícola e o maior produtor do país, exportando para mais de 40 países, mostra não só quantidade, mas acima de tudo qualidade; distribuído no Brasil pela Interfood Importação LTDA)
Vale provar!