TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Varal com texto Voltar

17/06/2014

Vinhos e Copa do Mundo


Semana passada me ligou um cliente que queria comprar vinhos que harmonizassem com a comida da Croácia. Ele e os amigos, através de um site, escolheram alguns pratos croatas: uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, e me pediram dicas de vinhos que pudessem harmonizar com as comidas escolhidas. Não foi difícil a escolha.

Pensando em época de COPA, que tal fazermos harmonizações que combinem com as comidas típicas dos primeiros dois adversário da seleção brasileira? Pensei em aperitivos rápidos de se preparar com um bom vinho para combinar.

BRASIL x MÉXICO

A cozinha mexicana é famosa pela sua variedade de sabores, condimentos fortes e molhos de dar água na boca. Com influências espanholas e americanas, congrega em si um sabor exótico e abundante, usando e abusando de carne, queijo e gorduras. Os aperitivos mexicanos são famosos em todo o mundo, quer pelas suas receitas simples e fáceis de confecionar, quer pelo seu sucesso em festas temáticas, por exemplo. Os mais conhecidos são os vários molhos para acompanhar os nachos (guacamole, molho de feijão, sour cream, molho de carne, entre outros ) e o também muito conhecido chilli. Com todos os pratos você poderá oferecer um belo pão italiano, torradinhas ou bolachas cream cracker para acompanhar.

Para o Guacamole:
- Tomate;
- Abacate;
- Limão;
- Alho;
- Pimentão verde;
- Coentro;
- Tempero;

O que combina com este prato: um espumante leve e bem fresco, um prosecco, com a uva prosecco da Itália, da região do Vêneto, um dos espumantes brasileiros, que estão cada dia melhores, ou um vinho branco leve, como um sauvignon blanc chileno. São ótimos e têm uma boa acidez para combinar com a do limão e aromas suaves herbáceos ou cítricos para harmonizar com o aroma leve do Guacamole.

Para o Chilli Burrito:
- Carne moída;
- Requeijão;
- Chilli em pó;
- Molho de tomate;
- Feijão cozido;
- Tempero a gosto.

O que combina com este prato: um tinto mais picante, por se tratar de um prato que já leva o chilli em pó; e podemos colocar um vinho com mais notas de especiarias, para que ele não se sobressaia à comida e vice-versa. Uvas tintas com características picantes estão no Syrah e emuvas como Carignan, original do Sul da França.

Para o molho de feijão:
- feijão preto;
- cebola;
- margarina;
- alho;
- coentro;
- molho de tomate;
- pimenta de chilli em pó;
- tempero.

O que combina com este prato: Por ser mais forte também e ser à base de feijão e pimenta,  pode seguir o mesmo estilo de vinhos.

BRASIL x CAMARÕES

O alimento mais característico da cozinha Camerunesa é o peixe. Há muita variedade de espécies de bom sabor e qualidade, tanto de água doce como de mar. O prato típico da gastronomia camerunesa é o ndolé, um prato preparado com carne ou peixe, apimentado e acompanhado de amendoins. São também típicos o cuscus de milho com molho de peixe e a carne com champinhons. Outros pratos que lá se preparam são o peixe defumado ao "gombo", o frango com amendoins e o boi com nozes de palma.

Para fazer um almoço antes do jogo, que tal acompanha-lo com o vinho FACES, o vinho oficial da Copa do Brasil FIFA 2014? Um vinho da prestigiada vinícola 100% brasileira Lidio Carraro. Com peixe como os pratos acima, poderíamos colocar o Faces branco. Um vinho feito com as uvas que são a verdadeira trajetória dos vinhos brasileiros: Sauvignon Blanc, Moscato e Rieslig Itálico. Bastante aromático, de médio corpo e uma média persistência. Um vinho que me agradou muito.

E para degustar, mesmo sem estar acompanhado de uma comida, toda a linha Faces: o rosé para comemorar a alegria de viver dos brasileiros, feito com Pinot Noir, Merlot e Touriga Nacional, e o Faces tinto, feito de 11 uvas tintas, para festejar a seleção dos 11 jogadores.

E VIVA AO BRASIL!!!


Veja mais

Do privilégio ao exercício da responsabilidade
Espaço Integração 17 anos
Sustentabilidade em foco
Sobre a atuação da jovem Greta
Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015

 




Pesquisar




X





















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR