TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações

Varal com texto

Vinhos de primavera Com o início da primavera assim como o clima e a paisagem, os vinhos que combinam com o clima também mudam

23/09/2013



Com o início da primavera assim como o clima e a paisagem, os vinhos que combinam com o clima também mudam. Vinhos rosés e brancos são ótimas pedidas para a estação. E é sobre o rosé que vamos falar. 

O rosé é um vinho feito a partir de uvas tintas e com o mesmo processo de vinificação que os vinhos brancos. A casca da uva é deixada por tempo limitado em contato com o mosto (o suco da uva). Por exemplo: no processo de vinificação dos brancos, a pele da uva não é necessária na coloração do vinho. As uvas são prensadas antes da fermentação. No caso dos rosés, o contato entre o mosto e a pele das uvas acontece durante e após a fermentação. É ela que libera a coloração das uvas tintas.

A coloração do vinho rosé, pode variar de rosa-bebê a vermelho opaco ou profundo. Tudo isso depende da uva tinta utilizada, a cor e o tempo deixado em contato com o mosto. O enólogo (especialista em fazer vinhos) é quem irá decidir.

Paladar branco

Muitos vinhos rosés, fazem se passar, no paladar, como vinhos brancos, por serem leves. Mas no aroma, eles já são diferentes, pois tem muita fruta vermelha, como morangos, framboesas e frutas silvestres no geral.

Hoje em dia, o consumo de rosé aumentou, mas ainda deixa a desejar. Muitos enófilos (pessoa que aprecia o ato de degustar um vinho) ainda têm restrições ao rosé. Homens, em sua maioria, acreditam que o rosé é um tipo de vinho muito leve e sem personalidade.
Hoje podemos dizer que existem excelentes rosés, principalmente da Provence – considerada a região dos rosés e da lavanda.

Sempre tive uma predileção pelos vinhos rosés do Sul da França como também pelos rosés chilenos. Tenho um rosé que adoro do Languedoc que se chama Rosé de L"Hortus 2012 r$ 64,00. Feito com as uvas Grenache, Syrah e Mourvèdre. É leve, sua coloração rosa vivo e sua refrescância me conquistou.

Santé!



Veja mais

Ruanda e a volta por cima
Carta do mês de julho da Cidade Âncora: A roupa nova do rei
Esquizofrenia
Não é Não!
Inclusão do deficiente
Crianças e a Pandemia
Do privilégio ao exercício da responsabilidade
Espaço Integração 17 anos
Sobre a atuação da jovem Greta
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV

 


Carolina Escobar

Carolina Escobar é sommelier formada pela ABS - Associação Brasileira de Sommeliers. Trabalha como consultora e avaliadora de vinhos. É também formada em Marketing pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atua com comercialização de vinhos orgânicos na Granja Viana.

Pesquisar




X



































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR