Varal com texto Voltar
Varizes Muitas pessoas reclamam de pernas cansadas, pesadas, desconfortáveis, inchadas, Outras relatam aparecimento de “vasinhos” que atrapalham a beleza das pernas
23/11/2010
Muitas pessoas reclamam de pernas cansadas, pesadas, desconfortáveis, inchadas, Outras relatam aparecimento de “vasinhos” que atrapalham a beleza das pernas. Essas são as queixas principais dos pacientes que apresentam insuficiência da circulação venosa, dos pacientes que tem varizes.
As varizes são o problema de circulação mais freqüente dos membros inferiores. É uma doença que causa a dilatação progressiva das veias. A princípio gera um problema estético e posteriormente complicações realmente graves. Seu aparecimento está fortemente relacionado à herança genética, mas o estilo de vida, a idade, a obesidade, a gravidez, as alterações hormonais e o sedentarismo são fatores que contribuem para desencadear ou mesmo acelerar o processo.
Os vasos de fino calibre, de coloração avermelhada ou azulada, localizados na pele, são chamados de telangectasias, mais conhecidos como “vasinhos”. Já as varizes propriamente ditas são veias de maior calibre e se localizam na região subcutânea.
Há várias formas de tratamento para as varizes, dependendo principalmente do tamanho e da localização das veias problemáticas.
A escleroterapia, mais conhecida como “aplicação", é um método muito utilizado para o tratamento das telangectasias e das varizes de pequeno calibre. Pode ser feita com a injeção de um medicamento dentro do vaso e também com o uso do laser. É um procedimento relativamente simples, que não requer repouso, nem afastamento das atividades habituais.
As veias de maior calibre requerem, em geral, tratamento cirúrgico. O tipo de cirurgia é sempre definido após o mapeamento das veias doentes, que é feito através do exame chamado Ecodoppler colorido das veias dos membros inferiores. Esse exame é indispensável porque esclarece quais são as veias doentes, onde estão localizadas, se há comunicação com outras veias e principalmente se as veias safenas encontram-se saudáveis ou não.
Quando as veias safenas encontram-se normais, o tratamento se restringe as veias da superfície, chamadas de microvarizes, “trajetos” ou veias reticulares. Esse tipo de tratamento é realizado geralmente de forma ambulatorial, permanecendo no hospital por poucas horas após o procedimento e necessitando de repouso por 1 a 3 dias. Quando as veias safenas são doentes, elas também precisam receber o tratamento adequado. Existem duas maneiras de tratar as veias safenas. O primeiro método é o convencional, em que se realiza uma incisão na virilha e no tornozelo, e a veia é retirada através dessas incisões. Há necessidade de repouso, que é variável, dependendo do paciente e do tamanho da cirurgia, podendo variar de uma a quatro semanas. O segundo método é o tratamento das safenas com o uso do laser. Sua principal diferença é que o laser faz com que a veia safena se feche, sem a necessidade de retirá-la. Esse procedimento é, portanto, muito menos traumático que a cirurgia convencional. É sem dúvida uma técnica mais moderna, que exige equipamentos específicos equipe médica especializada e treinada. A grande vantagem é a recuperação rápida, com repouso mínimo e afastamento do trabalho por poucos dias.
Geralmente, o tratamento para varizes é realizado durante o inverno, mas não há nenhum problema em realizá-lo durante os outros períodos do ano. A única restrição é a exposição ao sol, que deve ser evitada por aproximadamente 30 dias nos casos de cirurgia e 7 a 10 dias nos casos de escleroterapia.
Lembrar que as varizes são a manifestação de uma doença das veias, e sendo assim, necessitam de avaliação e acompanhamento médico. O cuidado com as pernas dos pacientes que tem varizes deve ser contínuo. A prevenção é fundamental. A atividade física regular e o controle do peso são indispensáveis. No mais, tratar das varizes conforme elas vão aparecendo é a forma mais adequada de manter as pernas saudáveis e com o aspecto estético mais próximo do esperado.
Dra. Thielen Szczypkowski
- Cirurgiã Vascular pela Universidade Estadual Paulista - UNESP
- Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular
- Área de Atuação em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e Sociedade Brasileira de Radiologia
Veja mais
Ruanda e a volta por cimaCarta do mês de julho da Cidade Âncora: A roupa nova do reiEsquizofreniaNão é Não! Inclusão do deficienteCrianças e a PandemiaDo privilégio ao exercício da responsabilidadeEspaço Integração 17 anosSobre a atuação da jovem GretaTV Vagalume: Chorou ganha colo TV Vagalume: A criança faz parte da tribo famíliaBolo improvisado por Natureba TVQueijo Vegano no Natureba TVBatata Chips de forno que não grudaTV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva TV Vagalume: A quietude na convivência com as criançasO que fazer quando a criança faz birra?Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TVLeite de Coco caseiro no Natureba TVMousse de Chocolate na NaturebaTV