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24/09/2008

Tá na hora de dormir


“Meu filho dorme mal, desde que nasceu”; “ Demora para iniciar o sono, parece brigar com o sono”; “ Tenho de deitar com ele , para que possa segurar meu cabelo ou minha orelha,senão não dorme”


Quando começar?
Desde os primeiros dias de vida, usando o bom senso e respeitando as limitações próprias do recém nascido.

O que fazer?
Antes de tudo é preciso que haja muito dialogo , compreensão, bom senso, disciplina e autoridade para obtermos resultados satisfatórios, para este problema, que é freqüente no nosso consultório.

  • Estabeleça uma rotina
    Defina um procedimento padrão para a “noite da casa”. Escolha um horário a ser estabelecido para dormir, ou seja, ir para a cama. Faça um acordo familiar e se você estabelecer que a ordem é banho, jantar e cama, mantenha esta rotina sempre assim.

  • Acalme a criança
    Ao cair da noite, fuja das brincadeiras mais agitadas, como jogar bola ou cantar "marcha soldado". Para as mais agitadas, um banho morno sempre acalma.

  • Dê-lhe meia hora
    Meia hora antes do horário de deitar, a criança deverá se preparar para dormir, ou seja, encerrará o que estava fazendo e iniciar a seguir o ritual da casa:- banho; escovar dentes; esvaziar a bexiga; vestir o pijama ; preparar material escolar para o dia seguinte; orações da noite, etc., etc. e....cama. Aliás, sua própria cama e não a dos pais. Não se deite com a criança para fazê-lo dormir.
    Criança pequena geralmente associa o ato de dormir com separação dos pais. Para fazer essa transição da melhor forma possível, se puder participe com ela desta última meia hora do dia.

  • "Desligue a casa" meia hora antes
    A casa será "desligada" na meia hora antes do horário estipulado para deitar, e deverá fazer parte do acordo entre TODOS OS MEMBROS DA CASA ( isto é de vital importância).
    Assim, na hora de fazê-la dormir, diminua ou elimine todos os estímulos que nos faz permanecer acordado, ou seja:- diminua a luminosidade, os sons, fale mais baixo e principalmente desligando a televisão. A casa não precisa de silêncio absoluto, mas mesmo os adultos têm dificuldade para dormir com nível alto de ruído.

  • Luz do quarto
    Deixe a luz do sol entrar no quarto durante o sono da manhã e ou da tarde, para que a criança aprenda a diferir o dia da noite, quando o sono deverá ser mais prolongado.
    O ideal é que a criança aprenda, desde recém nascido, a dormir em ambiente escuro, no período noturno. No entanto sabemos que algumas preferem dormir com alguma luminosidade. Se este for o caso, que seja tênue e que permaneça acesa a noite toda. Prefira luz azul.

  • Nada de colo
    Quando colocar seu filho para dormir, evite pegá-lo no colo ou acariciá-lo até que caia em sono profundo. Se ele se acostumar com tanto mimo, você não terá mais sossego. Se for recém nascido, ponha-o no berço ou na cama, logo após arrotar.

  • Companhia
    Ajude seu filho a escolher um brinquedo adequado que será seu companheiro de sono. Isto poderá dar lhe mais segurança durante este período. A leitura ou contar histórias contribuem para que as crianças relaxem e adormeçam mais facilmente.

  • Sair do quarto
    A criança deverá estar ciente que os pais sairão do quarto durante o período de adormecimento, ou seja, antes do sono profundo, para que aprendam a dormir sozinhos, efetivamente.


“A palavra educa, o exemplo arrebata!”


Dr. Francisco Soares Netto
Formado pela Faculdade de Medicina de Sorocaba da Pontifícia Universidade católica de São Paulo (PUCSP).
Especialista em pediatria, homeopatia e pós graduado em educação ambiental.
Médico Epidemiologista no Programa de Saúde da Família da Associação Congregação de Santa Catarina - 2000 a 2007
Atividade em consultório desde 1971


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