18/03/2009
Foi uma experiência enriquecedora conhecer com mais profundidade alguns dos projetos sociais que a Intervet Schering-Plough Animal Health desenvolve em nossa região. A empresa tem sido muito atuante em seus criativos projetos sociais, que envolvem animais como cães e cavalos. Foi com a entusiasmada Sandra Alves, secretária da presidência e responsável pelos projetos sociais da empresa, que conversei várias vezes. Ela demonstra grande comprometimento e orgulho em relação a cada projeto, pessoa e animal envolvidos nas atividades sociais da empresa, que começaram há quase uma década! Também tive o privilégio de conversar com uma das terapeutas idealizadoras dos projetos que envolvem animais, Fernanda Garlando. Todos os envolvidos vêm colhendo frutos da parceria mágica que se forma entre os idosos, crianças e jovens com diferentes graus de comprometimento e os amimais, como cães e cavalos, nas pet terapias e hippoterapias.
Cão do idoso: o melhor amigo do homem em ação e interação na Pet Terapia
O Recanto da Vovó, em Cotia, vem abrigando, há 9 anos, um interessante e sensível projeto de atividades e terapias feitas com cães para ajudar idosos e doentes a apresentarem estímulos comportamentais, físicos e psíquicos. O projeto Cão do Idosoé um sucesso, e vem utilizando a TAA (terapia assistida por animais) e as AAA( atividades assistidas por animais) em mais de 200 pacientes.
É uma iniciativa entre a empresa patrocinadora Intervet Schering-Plough Animal Health e a o INATAA - Instituto de Ações e Terapias Assistidas por Animais. O trabalho é feito graças à colaboração dos animais e seus donos que se comprometem a realizar visitas periódicas aos atendidos pela ONG.
Hoje, a equipe conta com 52 voluntários entre fisioterapeutas, psicólogos, médicos veterinários, adestradores, médicos e advogados. Além dos cães que levam sua alegria e seu companheirismo aos idosos!
Hippoterapia: atividades com cavalos estimulam deficientes
Outro projeto de sucesso envolve a utilização de cavalos, e acontece no Pequeno Cotolengo, em Cotia, entidade que cede o espaço para este projeto. A Hippoterapia é um método de tratamento realizado com o auxílio de um cavalo, dentro de uma abordagem interdisciplinar, para contribuir com o desenvolvimento bio-psico-social de crianças, adolescentes e adultos com diversos graus de deficiências físicas e mentais.
Os exercícios, realizados com o uso do cavalo, estimulam o sistema nervoso central, mecanismos de comando, controle e regulação da postura e do movimento.
Fazem parte do projeto uma equipe de fisioterapeutas, pedagogos, psicólogos, neurologistas e um médico veterinário. É uma iniciativa da ABRAHIPE - Associação Brasileira de Hippoterapia e Pet Terapia, abraçada e patrocinada pela Intervet Schering-Plough Animal Health desde outubro de 2005.
Fernanda Garlando, fisioterapeuta especializada em neurologia e hippoterapia, idealizadora do projeto, é uma grande entusiasta do trabalho: "As crianças ganham muito com este trabalho, seja no aspecto motor, como no psicológico, sensorial e cognitivo. Além do mais, ela recebe estímulos sensoriais e da natureza, pois sai de casa, da clínica ou do quarto para fazer atividades ao ar livre". Um outro aspecto importante que Fernanda ressalta é a forma igualitária com que o animal interage com pessoas com alguma deficiência: "O olhar do animal é igual para todos. Ele não vê diferença em crianças cadeirantes, por exemplo".
E não é só na área de terapias com animais que a Intervet Schering-Plough Animal Health investe. Dentre vários outros projetos e iniciativas de ordem social e ambiental, destacamos o Projeto ECOnsciência. Aqui, os animais ilustram a campanha e as lixeiras de coleta seletiva de lixo desenvolvido pela empresa.
Projeto ECOnsciência
Este projeto de política ambiental nasceu em 2005 estabelecendo uma série de procedimentos de destinação de resíduos e coleta de lixo na Intervet Schering-Plough Animal Health. O projeto foi redesenhado em 2007 e passou a se chamar Programa de Descarte Adequado de Resíduos: lixeiras foram instaladas em todos os setores da empresa, para os diferentes tipos de resíduo. No mesmo ano, foi lançada a Cartilha do Meio Ambiente, orientando os funcionários, parceiros e clientes da empresa a reciclar papel, metal, resíduos orgânicos, plástico, metal e resíduos perigosos.