11/11/2009
Olá vizinhos da Granja!!!
Bom dia Cotia!
Num semestre onde várias obras tem literalmente "pipocado" na Granja Viana, já no início dessa semana tivemos mais duas surpresas.
A primeira delas é que na esquina da rua Adib Auada, onde era o Centro Empresarial Granja Viana - que foi demolido essa semana - será construído um empreendimento comercial, com escritórios de alto padrão. Num terreno de 8 mil metros, serão 4 andares, gabarito permitido por lei.
Mas isso é "peanuts" (amendoim) - como dizia meu pai - se comparado com o que vem do outro lado da Raposo, ao lado do Condomínio Granja Velha, e atrás do Pallos Verdes.
Aprovado na gestão passada, Carapicuíba vai brindar os vizinhos com 4 torres de 12 andares cada uma. Isso mesmo, você leu certo: "Prédios na Granja".
Não bastasse o trânsito absurdo que a avenida São Camilo e imediações tem vivido diariamente por conta de um crescimento não planejado, agora acho que a única solução será mesmo comprar um helicóptero. E vamos avisar o pessoal do Helipark, para tratarem de ampliar as instalações, por que logo de cara "vai dar over".
A notícia das duas novas obras, chegou pelo celular. O presidente do Movimento Granja Viva, José Roberto Baraúna, me ligou indignado para contar "as novidades". Eu só posso dizer uma coisa: espero que isso não seja a porta de entrada para a verticalização da Granja.
Veja onde serão construídas as torres clicando aqui.
MOBILIZAÇÃO À VISTA
Um movimento do Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo, prontamente encaminhou o assunto para a CÂMARA DOS ARQUITETOS E URBANISTAS DO CREA -SP e se colocou à disposição para organizar Evento/Seminário com o Ministério Público Estadual e também o Ministério Público Federal para discutir um assunto de tão grande importância para a Memória de Carapicuiba, de São Paulo e do Brasil.
Em breve eles estarão marcando reunião com todos os interessados para tratar deste assunto que é de interesse de todos.
Segundo a granjeira e arquiteta urbanista Áurea Mazetti, "se já aprovaram 4 pode-se contar com pelo menos mais 15"!
Ela diz que eles não estão a 30,00mts do Córrego e sim a 3,00mts. E frisa que em área alagável não se pode construir, "é a Várzea necessária para suportar o excesso de chuvas em qualquer Região. Estive lá, fotografei, e filmei. Mas o mais grave é que está ao lado de Zona de Preservação Histórica e a população não foi ouvida", enfatizou.
Está sendo agendada uma reunião com Arquitetos e Urbanistas, Historiadores, População, bem como com várias Autoridades e que já aderiram, para discutir este assunto. "A reunião será Aldeia de Carapicuiba, provavelmente sábado dia 21/11", disse Áurea.
PATRIMÔNIO CULTURAL
A Aldeia de Carapicuiba é Patrimônio Cultural e a Memoria da Fundação de São Paulo e do Brasil. Isto está acontecendo a menos de 500,00mts da Aldeia. A ABCH (Associação Brasileira de Cidades Históricas) já foi informada e se manifestará em breve.
A construção de edifícios nesse local fere o Meio Ambiente, o paisagismo da região, e a memória historica, além de aumentar o impacto de vizinhança e o trânsito nessa região, tanto do lado de Carapicuíba, como de Cotia.
Fotos: Aurea Mazzetti
Fau Barbosa
De Olho na Granja e, olha que temos que ficar de olho mesmo...
E que Deus nos ajude!