04/03/2009
Voltando um pouco no tempo para entender o que aconteceu:
Em 2007, os moradores do entorno da praça, cansados de arcar com a manutenção da mesma do próprio bolso, resolveram criar um projeto de revitalização que fosse custeado pela iniciativa privada através de parceria com a prefeitura.
Junto com o projeto de revitalização, foi criado também um projeto sócio-cultural-ambiental para o local e solicitada a concessão de um espaço para um quiosque, onde seriam centralizadas as ações e paralelamente funcionaria uma revistaria/café.
O projeto original previa a troca do calçamento, novo paisagismo, nova iluminação, novos bancos, instalação de novos brinquedos e equipamentos de ginástica e coleta seletiva de lixo.
Além da reforma física da praça, constam no projeto original diversas ações sociais (campanhas de vacinação, de agasalho, doações e afins), ambientais (distribuição de mudas, cartilhas informativas, etc.) e culturais (apresentação de música, cinema e teatro) no local.
O projeto foi apresentado pelos idealizadores e aprovado pela prefeitura através de decreto.
Após o início das obras, por pressão de comerciantes locais, a prefeitura se viu obrigada a voltar atrás e revogou o decreto, indenizando os idealizadores pelo custo das obras.
Pois é...
Na semana passada, após ficarmos sabendo que a praça se transformaria em um posto do Demutran, o "De Olho na Granja" foi conversar com o Secretário de Transportes e Trânsito, Cláudio Olores, para saber o que iria acontecer realmente. Ele nos disse que a idéia surgiu realmente, mas depois que foi conhecer o local, e verificar toda aquela área residencial e arborizada, tinha convicção de que não havia a menor possibilidade de se instalar uma equipe de trânsito ali. E disse que irá procurar um outro lugar para colocar o Demutran, desde que não agrida o Meio Ambiente.
Ahhh... Aproveitamos para perguntar como fica a situação do trânsito entre a Rua José Félix e Rua Cherubina Viana, além do cruzamento da Avenida São Camilo e Rua José Félix, dois pontos caóticos.
O secretário nos apresentou o engenheiro Silvio, especialista em trânsito que está chegando à Secretaria, e disse que já existem estudos para melhorar os dois cruzamentos.
Bom...voltando....
Na semana passada, a praça se encontrava ainda abandonada. E os mesmos moradores do entorno, cansados de ver a situação, voltaram a cuidar dela, recolhendo o lixo.
Foi então que a visita do Secretário-adjunto de Obras, Luis Gustavo Napolitano, e do nosso vereador da Granja, Zeca Pamplona, estiveram no local, fazendo várias vistorias, e a praça passou a receber pintura nas guias, e retirada de lixo.
Numa conversa com Luis Gustavo Napolitano, ficamos sabendo que, sob o comando do Arquiteto João Paulo Castanho, a praça Santa Adélia terá suas obras de recuperação iniciadas agora em março, independente do seu destino.
João Paulo foi a pessoa que há alguns anos criou o conceito da praça, através da SMA Empreendimentos, e agora irá contribuir com o término da construção.
Parece que agora a coisa vai deslanchar.
Vamos continuar de olho, afinal o interesse de todos é pelo resgate da nossa qualidade de vida!
Fau Barbosa
De Olho na Granja
E na união das pessoas pelo bem comum.