TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Colunas Site da Granja Voltar

07/01/2010

Óculos Escuros - Acessório essencial para proteção dos olhos durante o verão


O verão é estação mais aguardada do ano e a época onde a exposição solar é muito maior. Porém, as pessoas ainda esquecem de proteger os olhos dos raios ultravioletas, ou infelizmente, usam óculos escuros de má qualidade.

A oftalmologista Dra. Juliana Freire explica que a exposição aos raios ultravioletas (UV) podem ocasionar sérios problemas a saúde ocular. “Expor os olhos a esses raios aumenta as chances de desenvolvimento de catarata, pterígo (membrana que cresce sobre a córnea e pode distorcer ou cobrir a visão), câncer de pele nas pálpebras e degenerações de córnea e retina.” – alerta.

Os óculos escuros são o principal meio de proteger os olhos contra o efeito cumulativo das radiações dos raios solares. Eles possuem proteção contra 99 a 100% dos raios UV-A e UV-B. Porém, nem todos eles possuem essa proteção. Para saber se o produto tem qualidade, é necessário ficar atento ao selo que atesta a proteção UV.

De acordo com o Dra. Juliana Freire, os óculos de má qualidade não têm proteção UV, eles apenas provocam o escurecimento e uma conseqüente dilatação das pupilas, fazendo com que os olhos fiquem ainda mais expostos a estes raios, tendo um efeito contrário ao da proteção. “Esses produtos deixam passar uma maior quantidade de raios UV e causam uma falsa sensação de proteção”, afirma.

É importante ressaltar que o uso dos óculos escuros não é importante apenas quando a pessoa fica muito tempo exposta ao sol. Uma exposição a quantidades excessivas de raios solares em um curto período de tempo pode causar ceratite, uma “queimadura” da córnea, que causa dor, vermelhidão e lacrimejamento.

“Quanto mais os olhos se expõem aos raios solares, maiores os danos. Assim, devemos usar óculos escuros o ano inteiro e não só no verão”, explica a oftalmologista.

Por isso para curtir as férias de fim de ano sem gerar problemas para sua visão é necessário estar atento na hora da escolha dos óculos escuros. “Para termos uma boa qualidade em óculos escuros, além do dos raios UV-A e UV-B, ele não pode distorcer as imagens ou alterar as cores, e as lentes devem ser cinzas, verdes ou marrons e filtrar mais de 75% da luz visível”, conclui Dra. Juliana Freire.



Dra. Juliana Freire
  • Médica graduada pela Faculdade de Mecidina de Jundiaí com residência médica oftalmológica pela Universidade Federal de São Paulo
     


Veja mais

Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015
Amor e Vinho
Você sabe o que é SO2?
Degustando vinhos naturais - parte 1
Os vinhos naturais

 




Pesquisar




X

















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR