TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Varal com texto Voltar

07/01/2010

Óculos Escuros - Acessório essencial para proteção dos olhos durante o verão


O verão é estação mais aguardada do ano e a época onde a exposição solar é muito maior. Porém, as pessoas ainda esquecem de proteger os olhos dos raios ultravioletas, ou infelizmente, usam óculos escuros de má qualidade.

A oftalmologista Dra. Juliana Freire explica que a exposição aos raios ultravioletas (UV) podem ocasionar sérios problemas a saúde ocular. “Expor os olhos a esses raios aumenta as chances de desenvolvimento de catarata, pterígo (membrana que cresce sobre a córnea e pode distorcer ou cobrir a visão), câncer de pele nas pálpebras e degenerações de córnea e retina.” – alerta.

Os óculos escuros são o principal meio de proteger os olhos contra o efeito cumulativo das radiações dos raios solares. Eles possuem proteção contra 99 a 100% dos raios UV-A e UV-B. Porém, nem todos eles possuem essa proteção. Para saber se o produto tem qualidade, é necessário ficar atento ao selo que atesta a proteção UV.

De acordo com o Dra. Juliana Freire, os óculos de má qualidade não têm proteção UV, eles apenas provocam o escurecimento e uma conseqüente dilatação das pupilas, fazendo com que os olhos fiquem ainda mais expostos a estes raios, tendo um efeito contrário ao da proteção. “Esses produtos deixam passar uma maior quantidade de raios UV e causam uma falsa sensação de proteção”, afirma.

É importante ressaltar que o uso dos óculos escuros não é importante apenas quando a pessoa fica muito tempo exposta ao sol. Uma exposição a quantidades excessivas de raios solares em um curto período de tempo pode causar ceratite, uma “queimadura” da córnea, que causa dor, vermelhidão e lacrimejamento.

“Quanto mais os olhos se expõem aos raios solares, maiores os danos. Assim, devemos usar óculos escuros o ano inteiro e não só no verão”, explica a oftalmologista.

Por isso para curtir as férias de fim de ano sem gerar problemas para sua visão é necessário estar atento na hora da escolha dos óculos escuros. “Para termos uma boa qualidade em óculos escuros, além do dos raios UV-A e UV-B, ele não pode distorcer as imagens ou alterar as cores, e as lentes devem ser cinzas, verdes ou marrons e filtrar mais de 75% da luz visível”, conclui Dra. Juliana Freire.



Dra. Juliana Freire
  • Médica graduada pela Faculdade de Mecidina de Jundiaí com residência médica oftalmológica pela Universidade Federal de São Paulo
     


Veja mais

Do privilégio ao exercício da responsabilidade
Espaço Integração 17 anos
Sustentabilidade em foco
Sobre a atuação da jovem Greta
Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015

 




Pesquisar




X





















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR