TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Varal com texto

08/10/2015

Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais



Em matéria publicada anteriormente aqui no Site da Granja, comentei sobre minha viagem para o Sul, ao encontro dos famosos produtores de vinhos naturais, feitos artesanalmente sem adição do sulfito (anidrido sulforoso, o conservante do vinho). Na ocasião, fomos conhecer uma vinícola em Santa Catarina – Dominio Vicari, da simpática Lizete Vicari, e duas no Rio Grande do Sul – Hex Von Wein (orgânica e não natural) e Arte da Vinha, do mágico Eduardo Zenker.
Vinhateiros incríveis, mas pequenos e sem o capital necessário para se estabelecer à altura de seus vinhos. Assim, saíram à luta atrás de seu espaço e no último dia 15 de maio, produtores de quatro estados lançaram a Cooperativa Brasileira de Vinhos Artesanais (Naturvin). Com sede em Canela (RS), a entidade nasce com 20 associados, entre viticultores e vinhateiros do Rio Grande do Sul (16), São Paulo (2), Santa Catarina (1) e Rio de Janeiro (1). A produção anual de cada um varia de 500 a 2 mil garrafas. Juntos, produzem menos de 10 mil garrafas por ano.
A cooperativa tem foco na elaboração de vinhos, espumantes, sucos e derivados da uva e do vinho, elaborados de forma artesanal, com o mínimo de intervenção nos processos. Viticultores e vinicultores fazem parte do quadro de associados da Naturvin, e a cooperativa estará cadastrando mais produtores em breve. Os candidatos devem utilizar os métodos de produção de uva integrada, orgânica, biodinâmica ou agroecológica. Para ingressar na cooperativa é preciso ser indicado por um associado.
Segundo a enóloga Marina Santos, presidente da Cooperativa, ”são vários os motivos que nos levaram a constituir cooperativa, e uma delas é que a atividade de fazer vinho em pequena escala, pode ser insustentável, quando temos que pensar em comprar uva, comprar insumos (garrafas, tanques, rolhas, rótulos, máquinas etc.), fora o custo para quem produz a uva sem assistência técnica ou acompanhamento…”
”Então, o objetivo da criação da cooperativa é termos acesso de forma conjunta e mais barata a materiais de consumo vitivinícola, uva de qualidade vinda de fonte sustentável, facilitar o acesso à assessoria técnica em viticultura sustentável, facilitar o acesso a crédito agrícola, manter o contato entre produtores de uva e de vinho, para que consigamos através de troca de experiências manter a qualidade de nossos produtos e a continuidade de nossos projetos.”
”A cooperativa é composta por produtores de uva, vinhateiros e de pessoas que tem ambos. Todos são pequenos, fazem parte da agricultura familiar e trabalham nos sistemas de produção de uva: orgânico, biodinâmico, agroecológico ou produção integrada. A vinificação é artesanal e tem várias vertentes.”
Didú Russo, granjeiro e vinhateiro, completa: “O importante foi ver duas entidades de peso como Ibravin e Fecovinho (esta bastante envolvida na viabilização da Cooperativa), terem apoiado esses “naturebas” que mostram um país original, preservam o sotaque do vinho e fazem maravilhas que encantam estrangeiros de ponta no mundo dos vinhos naturais. E ter como presidente da Cooperativa a enóloga Marina Santos que se dedica a bidinâmica, isso me deixa ainda mais feliz!”
Deixo aqui minhas saudações para o pessoal da nova cooperativa e minha sugestão para você conhecer esses vinhos!

Vinhos e lugares para serem conhecidos.
DOMINIO VICARI-DONA: LIZETE VICARI
Obs: Adora receber pessoas na sua casa na Praia do Rosa – Santa Catarina onde faz seus vinhos
TELEFONE:48 3355-6165
LOCAL: PRAIA DO ROSA- SANTA CATARINA

ARTE DA VINHA – EDUARDO ZENKER
TELEFONE: 54-9999-9157
LOCAL: GARIBALDI – RIO GRANDE DO SUL

VINHA UNNA-MARINA SANTOS
LOCAL: PINTO BANDEIRA – RIO GRANDE DO SUL
TELEFONE: 54-8115-3900
ERA DOS VENTOS-LUÍS HENRIQUE E TALISE ZANINI
LOCAL: SERRA GAUCHA – RIO GRANDE DO SUL
http://www.eradosventos.com.br/
TELEFONE: 11- 97135-1013

Santé e aproveitem,

Carolina Escobar.


Veja mais

Esquizofrenia
Não é Não!
Inclusão do deficiente
Crianças e a Pandemia
Do privilégio ao exercício da responsabilidade
Espaço Integração 17 anos
Sustentabilidade em foco
Sobre a atuação da jovem Greta
Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV

 


Carolina Escobar

Carolina Escobar é sommelier formada pela ABS - Associação Brasileira de Sommeliers. Trabalha como consultora e avaliadora de vinhos. É também formada em Marketing pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atua com comercialização de vinhos orgânicos na Granja Viana.

Pesquisar




X



















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR