TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Varal com texto Voltar

10/09/2009

Moradores tentam embargar Alphaville Granja Viana


Olá amigos da Granja e de todos os cantos do planeta!


Nessa quarta-feira, dia 09 de setembro, na Fábrica de Pizzas, aconteceu a segunda reunião do grupo de moradores e entidades ambientalistas focados no desmatamento que vem acontecendo no terreno da Alphaville Granja Viana. A reunião contou com a presença de 90 pessoas, e foi extremamente objetiva e participativa.

Nela foi criado o "Movimento em Defesa da Granja Viana" que já formou duas comissões: uma de mobilização e outra de imprensa. O principal objetivo do Movimento hoje é embargar o empreendimento da construtora Alphaville. Uma ação civil pública deu entrada no fórum de Carapicuíba nessa tarde pedindo o embargo da obra e a recuperação do dano ambiental. Nos próximos dias acontecerão manifestações diante da obra e até uma grande passeata está sendo programada. O objetivo é chamar a atenção da mídia para o problema.

A Alphaville já devastou uma área de 200 mil metros quadrados, em aproximadamente um mês. É a maior destruição massiva de recursos naturais ocorrida na história recente da Granja Viana. Centenas de árvores foram derrubadas.
Carlos Bocuhy, ambientalista que coordena as reuniões, mostrou fotos do terreno como era antes e como está agora, e falou sobre a licença ambiental "questionável". Citou que houve, entre outras irregularidades. a retirada de terra de um "topo de morro", que segundo ele, tira toda a estabilidade da encosta e coloca em risco o leito da avenida São Camilo.

"Se uma empresa se diz ambientalmente responsável, não foi isso que aconteceu aqui. Esse "marketing verde" tem que acabar. Daqui há pouco não saberemos mais o que podemos ou não consumir", disse.

Os moradores querem saber os nomes das pessoas envolvidas no processo de licenciamento, tanto da Prefeitura de Carapicuíba, como da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e do DEPRN (Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais). "Precisamos conhecer e execrar publicamente todos que autorizaram ou apoiaram esse empreendimento", disse um morador da região.

A reunião durou cerca de 3 horas e nela já foram definidos os próximos passos. As comissões montadas estarão trabalhando a semana toda e trarão os resultados para a próxima reunião de quarta-feira, no mesmo local.

Carlos Bocuhy informou que foi procurado nessa quinta-feira, pelo diretor da Alphaville, Sr. Marcelo Willer. "Ele quer marcar uma reunião entre o Movimento, a Secretaria Estadual, o DEPRN e a Alphaville, para discutir a questão", disse Bocuhy. "Essa reunião deveria ter sido marcada há muito tempo, e não agora", finalizou.

BLOG DO MOVIMENTO

Foi criado um blog do Movimento. Acesse, conheça de perto a questão, e participe dando sua opinião:
www.granjaviana.blogspot.com


Fau Barbosa
De Olho na Granja e na frase que eu mais gosto: "JUNTOS, VAMOS MAIS LONGE"!


Fotos: Carlos Bocuhy


Veja mais

Do privilégio ao exercício da responsabilidade
Espaço Integração 17 anos
Sustentabilidade em foco
Sobre a atuação da jovem Greta
Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015

 




Pesquisar




X





















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR