TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Colunas Site da Granja Voltar

25/03/2010

Menopausa: "Síndrome do olho seco"


A menopausa é uma época em que os hormônios sexuais femininos sofrem uma diminuição ou até mesmo se extinguem. Com uma idade média de 51 anos, o organismo é afetado por diversas mudanças e sintomas conhecidos como climatérica ou menopausal. Os olhos, por serem sensíveis, também sofrem com essas mudanças. Por isso, é muito comum a “Síndrome do Olho Seco” em mulheres na fase pós-menopausa. Quando há a reposição hormonal, as chances de desenvolver o problema são ainda maiores.

Um estudo realizado por especialistas em Boston (EUA), revelou que 70% das mulheres em menopausa ou pós-menopausa, que praticam a reposição hormonal (estrógeno), podem desenvolver a “Síndrome do Olho Seco” com mais frequência. Segundo a pesquisa, as que utilizam esse hormônio feminino, têm 30% de chance, a mais, de desenvolver a doença do que as mulheres que não usam.

A síndrome é uma doença crônica causada pela diminuição na produção das lágrimas ou em alguns dos seus componentes. Os sintomas variam entre sensações de areia nos olhos, ardor, dificuldade de ficar em lugares com ar-condicionado ou em frente ao computador, irritação, olhos embaçados, coceira e olhos vermelhos.

Se não diagnosticada cedo e tratada corretamente, a doença, além de prejudicar a superfície ocular, pode causar a perda da visão. Por isso, o essencial é procurar um médico caso seja percebido algum dos sintomas. A atenção é necessária, pois muitas vezes a “Síndrome do Olho Seco” pode ser confundida com uma infecção simples ou uma alergia comum. Para o tratamento, são três estágios: A substituição por lágrimas artificiais (colírios), a conservação das lágrimas e a estimulação de produção das mesmas.


Dra. Juliana Freire
  • Médica graduada pela Faculdade de Mecidina de Jundiaí com residência médica oftalmológica pela Universidade Federal de São Paulo


Veja mais

Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015
Amor e Vinho
Você sabe o que é SO2?
Degustando vinhos naturais - parte 1
Os vinhos naturais

 




Pesquisar




X



















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR