TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Varal com texto Voltar

20/08/2009

May East destaca Granja Viana em evento sustentável


A palestra da brasileira May East, educadora em sustentabilidade, aconteceu em uma tarde ensolarada, no Centro de Educação para a Sustentabilidade Alphaville, em um lugar criado com os princípios da bioconstrução: estrutura de bambu, piso de borracha e cerâmica reciclada, vidros reciclados, além de outras criativas soluções sustentáveis por todos os lados. Ela estava lá para o lançamento do Prêmio AlphaVille de Urbanismo Sustentável. E, logo de início, impactou a audiência com a frase: "uma crise é uma coisa terrível de se desperdiçar", da economista norte-americana Hazel Anderson.

Ao longo de duas horas, a diretora do programa Gaia Education discorreu sobre os problemas que estamos enfrentando hoje no Planeta e sobre os possíveis caminhos que podemos trilhar. Também alertou a todos sobre a necessidade e urgência de se exercer um papel pró-ativo na transição sustentável. May, ex-roqueira da banda Gang 90 & as Absurdettes, sucesso nos anos 1980, é também conhecida como a "embaixatriz" dos brasileiros que participam de programas relacionados a esta transição na ecovila de Findhorn, na Escócia, onde vive há 18 anos. May afirma que lá conseguiram reduzir sua pegada ecológica (impacto sobre o uso de recursos naturais) em metade em relação a todo Reino Unido.


O declínio do petróleo, da água, das florestas...

Segundo May, seriam necessários quatro Planetas Terra e meio para dar conta do padrão consumista da América do Norte, por exemplo. Ela afirma que a atual geração atingiu o ápice de maior consumo e incentivou a todos a unirem reflexão à ação, em prol da transição para um mundo sustentável. O redesenho sustentável abrange os aspectos sociais, econômicos e ecológicos e propõe uma nova visão de mundo, principalmente no que diz respeito ao consumismo desenfreado e exacerbado, baseado na equivocada idéia de recursos infinitos e eternamente à nossa disposição.


Palavras de ordem

"Adiar a ação não é mais uma opção" e "é preciso mudar o design insustentável atual" foram palavras de ordem da porta-voz da sustentabilidade, que também apresentou à platéia as noções de resiliência e de "up-ciclar": a primeira seria a capacidade do sistema de absorver a mudança e de se manter coeso e em funcionamento e a última propõe ir além do reciclar: criarmos produtos que serão reciclados eternamente, sem jamais irem parar no aterro sanitário.


Granja Viana desenhando a mudança

"Ou desenhamos a mudança, ou vamos ser vítimas dela", afirmou East. E uma forma de se desenhar esta mudança urgente e inadiável pode ser participar do movimento Transition Towns, ou Cidades da Transição, do qual ela é uma das principais articuladoras. Este movimento está chegando no Brasil e a Granja Viana e Barueri são iniciativas pioneiras. Por já estar indo para o quarto encontro, May East recomendou à audiência que falasse com os granjeiros presentes à palestra para saberem mais detalhes sobre o movimento no Brasil. Em São Paulo, o bairro da Vila Mariana também aderiu e a cidade-satélite de Serra, no Espírito Santo, é um exemplo do quanto vale a pena ingressar na proposta da transição para a sustentabilidade.


Ações sustentáveis já

May enfatiza que todos são necessários para a transição sustentável. Criar uma visão positiva de futuro depende de cada um e pode começar agora. Universitários nas áreas de engenharia, arquitetura e urbanismo de todo o País podem participar do Prêmio AlphaVille de Urbanismo Sustentável. E os granjeiros interessados em participar da transição para uma Granja Viana sustentável são mais que bem-vindos. Que tal participar do novo encontro do TTGV (Transition Towns Granja Viana) no dia 27 de agosto?

Transition Towns Granja Viana – 4º. Encontro
Dia 27 de agosto – quinta-feira próxima


Em continuidade às reuniões do Transition Towns, já está agendado o 4º. encontro, que será na próxima quinta-feira, dia 27 de agosto. No roteiro, estão previstos 5 minutos de Meditação, "Dinâmica da árvore dos desejos" e "Muro das lamentações", e um Vídeo sobre o TT.
Data: 27 de agosto, das 20 às 21h30
Local: Delegacia da Granja Viana
Rua: Rua Mazel, 22, Parque São George, Cotia - SP
Organizado por: TT Granja Viana - Issa Menezes – 9941-3481


Para saber mais:

www.transitiontowns.org
http://transitionbrasil.ning.com
www.cris.org.br/Transition_Towns.html
www.premioalphaville.com.br
www.gaiaeducation.net
www.cifalfindhorn.org


Veja mais

Do privilégio ao exercício da responsabilidade
Espaço Integração 17 anos
Sustentabilidade em foco
Sobre a atuação da jovem Greta
Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015

 




Pesquisar




X





















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR