Varal com texto Voltar
Lucila Sartori O amor, grava-me como um selo em teu coração, grava-me como um selo em teu braço
04/08/2010
O amor, grava-me como um selo em teu coração, grava-me como um selo em teu braço. O amor é forte, é como a morte.
Frase tirada do Cântico dos Cânticos, que marcou o trabalho de Lucila Sartori.
Gravura - Cântico dos Cânticos |
Os CânticosQuando conheci o trabalho de Lucila Sartori me encantei, e sinto que é essa a proposta da artista: “encantar”. Sapiências, poema atribuído a Salomão, que o escreveu à Rainha de Sabá (no poema, Sulanita) por volta de 900 a.C., é a origem da poesia egípcia e mesopotâmica. Uma ode ao amor, um grande amor, que faz com que nós mulheres nos apaixonemos e que os homens sintam essa capacidade imensa de amar.
Gravura - Cântico dos Cânticos |
As gravuras que Lucila foi desenvolvendo através dessa poesia envolvem e nos levam a viajar nessa incógnita que é o amor. A artista me contou que não queria fazer imagens ilustrativas, que foi viajando no texto, e sente que criou ressonâncias dos poemas, e não somente imagens.
Gravura - Cântico dos Cânticos |
Gravura - Cântico dos Cânticos |
Levou quatro anos para concluir 29 imagens, e sente que ainda tem muito a produzir sobre esse tema. Atualmente está desenvolvendo em esculturas essas poesias.
Aquarela |
Óleo sobre tela |
Elegante, trabalha com poucas linhas e a imagem consegue uma expressão objetiva sem nunca ser carregada; poética, faz entrar no imaginário de cada um que se propõe a se envolver no trabalho; mística, sem dúvida vejo na artista uma pessoa que se desenvolve na magia do pensamento. Acho que é como consigo descrever Lucila Sartori, e esse trabalho chamado Cântico dos Cânticos.
O e-mail da artista é
lusartt@terra.com.br.
Escultura |