TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Varal com texto Voltar

24/02/2010

Lições de um Rinpoche na Granja


Rinpoche dá entrevista exclusiva ao Site da Granja.

A chuva torrencial do início da semana não impediu que a UlabBiná ficasse lotada de pessoas que foram assistir aos ensinamentos de Tenzin Wangyal Rinpoche.

E você sabe o que é um Rinpoche?

Em O livro tibetano do viver e do morrer, de Sogyal Rinpoche, o autor explica: "Rinpoche é uma expressão respeitosa que significa "O Precioso", dada aos mestres altamente reverenciados no Tibete".

E este grande mestre deu uma entrevista exclusiva para o Site da Granja, pouco antes de proferir a palestra "Despertando o corpo sagrado", na UlaBiná.

O brilho no olhar e no sorriso espelhava a simplicidade deste homem que nasceu na Índia logo após seus pais terem fugido da opressão chinesa no Tibete. Atualmente, mora nos Estados Unidos, onde preside o Ligmincha Institute, para o estudo das religiões e culturas do Tibete.


Mas viaja pelo mundo todo para transmitir os ensinamentos da linhagem do budismo tibetano chamada Bön Garuda. Trata-se de uma linhagem muito antiga e profunda e é auspicioso que estejamos podendo obter esses ensinamentos tão perto de nós.

"Acho que vocês, brasileiros, têm o espírito muito forte, muito rico."

Tenzin Wayngyal Rinpoche está apreciando muito sua viagem pelo Brasil. Ele está impressionado com a nossa abertura e, também, com o nosso sincretismo religioso, do qual tinha ouvido falar. Também ficou encantado com a nossa comunidade. Perguntou-me pormenores sobre a Granja, sobre os granjeiros e, em especial, sobre a Vila da Mata. Deliciou-se no restaurante vegetariano Ser-afim e na pizzaria João do Grão e disse que a comida destes lugares é feita com muito amor.

Na palestra, mencionou a popularização do yoga no Ocidente, mas lamentou que se esteja dando muita ênfase ao aspecto físico do yoga, e não ao seu lado espiritual.

Também contou-nos como podem ser benéficos os exercícios do yoga, quando realizados de forma integral – nos níveis físico, energético e mental – e o quanto eles também podem ser benéficos, como conseqüência, em nosso trabalho e, também, ajudando-nos a prevenir e curar doenças sem o uso de medicamentos.

Tenzin Wangyal Rinpoche propôs um exercício de yoga tibetano aos participantes da palestra, que consistia em movimentos ligados ao coração. Depois, algumas pessoas comentaram os "insights" que tiveram, ao aplicar a proposta de trabalhar a raiva ou alguma questão que os tivesse incomodando muito.

Também foram inspiradores os ensinamentos sobre "ser" e "ter": "É preciso entrar em contato com o nosso interior e conhecer a alegria de ser. Se nós apenas conhecermos a alegria de ter, o que acontece? Sofremos quando perdemos o que temos. E está garantido que tudo o que temos um dia não será mais nosso. Então, se a nossa alegria depende disto, será muito difícil ser feliz. Mas, se temos a alegria de ser, mesmo no último instante da vida – a morte – você é alegria. E isto você não perde nunca."



Para conhecer mais:

Dia 25 de fevereiro (quinta-feira) às 20 horas:
Palestra "Cura através dos elementos"
Com Tenzin Wangyal Rinpoche
Casa de Francisco
Rua Arapiraca, 360/362 – Vila Madalena
Contribuição: R$ 5,00

Dias 26 (à noite – palestra introdutória), 27 e 28 de fevereiro (sexta, sábado e domingo): Retiro "A cura através da forma, da energia e da luz
Com Tenzin Wangyal Rinpoche
Centro Raja (em Itapecerica da Serra)
Valor: R$ 350,00
Informações: Associação Brasileira de Cultura Tibetana e Bön Garuda Brasil
11 8996-4269, 7907-5669 e 4232-5630
garuda@bongarudabr.com
www.bongaruda.br.com


Livros


- A cura através da forma, da energia e da luz
Tenzin Wangyal Rinpoche
Editora Pensamento

- Os yogas tibetanos do sonho e do sono
Tenzin Wangyal Rinpoche
Devir Livraria e Editora


Fotos: Ligia Vargas


Veja mais

Do privilégio ao exercício da responsabilidade
Espaço Integração 17 anos
Sustentabilidade em foco
Sobre a atuação da jovem Greta
Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015

 




Pesquisar




X





















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR