15/12/2010
Com o aumento dos praticantes de atividade física tem se observado um aumento no número de lesões ortopédicas.
Estas lesões podem ocorrer devido a um trauma, sobrecarga de treino ou prática inadequada.
Os traumas estão relacionados aos esportes de contato como futebol, basquetebol e handebol, além de outros esportes como ciclismo.
As lesões por sobrecarga ocorrem quando os ¨microtraumas¨ provocados pela atividade física superam a capacidade regenerativa do organismo. Como exemplos destas lesões temos a ¨canelite¨, a fratura por stress e as ¨tendinites¨ .
Já a prática inadequada ocorre por desconhecimento e/ou falta de orientação.
Para tornar a realização de atividade física mais adequada e segura é recomendável uma avaliação médica. Alguns parâmetros clínicos são avaliados: sexo, idade, peso, altura, pressão arterial e antecedentes clínicos. Além dos parâmetros clínicos, alguns exames são importantes para avaliar a condição geral do paciente como: hemograma, glicemia de jejum, colesterol e eletrocardiograma. Após esta avaliação precisamos saber os objetivos do paciente em relação à atividade física (perda de peso, ganho de massa muscular, atividade recreacional, etc). Cada paciente deverá ser orientado quanto à atividade física mais adequada, de acordo com seus objetivos e sua condição clínica atual.
Com toda esta prudência e cuidado, a atividade física pode ser realizada de forma mais segura diminuindo seus riscos e usufruindo melhor dos seus benefícios.
Entretanto, algumas lesões não são previsíveis, ocorrem ao acaso, como numa torção de uma articulação, vista frequentemente no joelho em jogadores de futebol. A entorse pode ser simples ou causar lesões de estruturas da articulação, como meniscos e ligamentos no caso do joelho. Quando as lesões estruturais ocorrem nas articulações, os principais sinais e sintomas são: dor, inchaço e instabilidade. Na avaliação ortopédica é realizada anamnese (história de como ocorreu o trauma) e manobras especiais para avaliar se há suspeita de lesão. Para confirmação do diagnóstico é solicitado comumente exames complementares, como a ressonância magnética. As propostas de tratamento dependem do grau de lesão. Há casos que se resolvem com imobilização e fisioterapia somente, mas quando ocorrem lesões estruturais mais graves, uma cirurgia será provavelmente indicada, como a Artroscopia nas rupturas do Menisco e a Reconstrução Ligamentar nas rupturas do Ligamento Cruzado Anterior do joelho.
Portanto, pratique atividade física com responsabilidade e na dúvida procure um especialista!