TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Colunas Site da Granja Voltar

03/09/2009

Lamentações e sonhos de granjeiros sustentáveis


Na semana passada, na 4ª. reunião do movimento "Transition Towns da Granja Viana" (Cidades em Transição para a Sustentabilidade), fizemos a atividade "Muro das Lamentações", que consistia em que cada participante levantasse um aspecto que mais o incomodava na Granja Viana. A partir dos cartazes com as lamentações dos participantes afixadas, fizemos um primeiro agrupamento que nos levará a formar futuras comissões de ação. No próximo encontro, previsto para ser na segunda-feira, dia 14 de setembro, pretendemos construir nossa "Árvore dos Sonhos". A pergunta básica será: o que sonho para a Granja Viana em 2021?

Inspirada nessa dinâmica, perguntei a granjeiros formadores de opinião, envolvidos em projetos e atuações visando uma Granja Viana Sustentável, qual era a sua maior lamentação sobre a Granja e um sonho para a Granja Viana do futuro.

As respostas foram ora tocantes, ora indignadas, ora preocupantes, mas todas... urgentes!

Vamos a elas!

Veja lamentações e sonhos dos nossos leitores



Isabela Maria Menezes – Arquiteta e moradora da Granja Viana há 6 anos, trouxe o movimento das Cidades em Transição para a Granja Viana (transitionbrasil.ning.com e www.transitiontown.org).

A maior lamentação: "Crescimento acelerado e sem planejamento, causando trânsito e desmatamento."

O maior sonho: "Um lugar ocupado de uma maneira ordenada e inteligente, com preservação ambiental e qualidade de vida."


Daniel Burd – Coordenador do movimento cidadaosustentavel.com.br.

A maior lamentação: "O trânsito para São Paulo."

O maior sonho: "Ter mais áreas comuns de lazer e de novo melhor transporte para São Paulo, quem sabe transporte coletivo de boa qualidade."


Alexandre Palermo - Policial civil há 22 anos, 19 dos quais como Delegado de Polícia, atualmente titular do 2° DP de Cotia (Granja Viana). Há três anos está na presidência do Conselho Municipal Antidrogas de Cotia. Juntamente com amigos especiais e dedicados, desenvolve diversos projetos de caráter sócio-educativo (ver www.delegaciadagranja.com.br, em desenvolvimento, e, em breve, www.comad.org.br).

A maior lamentação: "O que mais lamento é o descaso, a irresponsabilidade com que nós, moradores da região e gestores públicos, tratamos nosso "lar". Se olhássemos com mais amor para nosso entorno, cuidando dele com mesmo o carinho e dedicação com que tratamos nossa casa e nossa família, estaríamos morando no paraíso..."

O maior sonho: "Infra-estrutura 100%: água, esgoto, calçamento, calçadas, vias vicinais alternativas à Raposo, manutenção do meio ambiente com fiscalização séria e cuidadoso planejamento da expansão residencial e comercial. Tudo factível e, com a união da invejável quantidade de pessoas extraordinárias, competentes, pró-ativas e devotadas ao bem que, felizmente, residem nesta região, não tenho dúvidas que podemos "arrebentar", transformando a Granja Viana no melhor lugar para se viver na Grande São Paulo!"


João Augusto Figueiró - Médico, clínico e psicoterapeuta do Hospital das Clinicas da FMUSP, idealizador, membro-fundador e presidente do Instituto Zero a Seis www.zeroaseis.org. Trabalhou na vinda das iniciativas da Universidade da Paz, da ONU, em São Paulo, e na construção da Rede Gandhi, uma iniciativa do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, Unesco e Associação Palas Athena. É dedicado ao estudo cientÍfico da Primeira Infância e da Cultura de Paz, segundo os princípios da ONU, Unesco e Unicef.

A maior lamentação: "A precariedade e vulnerabilidade dos laços sociais, principalmente do ponto-de-vista afetivo. Não só entre as pessoas, mas das pessoas consigo mesmas, com os demais seres e com o ambiente e a cultura."

O maior sonho: "Aprimorarmos o "cimento" afetivo social, aprimorarmos e fomentarmos o desenvolvimento da cultura em "lato sensu" e da saúde, também em "lato sensu", incluindo, aí, a saúde social e saúde coletiva."


Leiko Motomura - Arquiteta titular da Amima Arquitetura (www.amima-arquitetura.com.br), com escritório também na Granja, e moradora da Granja há 18 anos.

A maior lamentação: "A aprovacão indiscriminada de loteamentos. Aqueles que arrasam todo o verde, sem critério algum. Iniciam empreendimentos aqui na Granja, para os que gostam do verde, mas querem que o verde esteja no terreno dos outros, pois não deixam nada nos seus."

O maior sonho: "A Subprefeitura da Granja ter seu próprio departamento de aprovação para edificações e loteamentos, independente da Prefeitura de Cotia e com profissionais competentes para a tarefa."


Roberto Ferrari de Ulhôa Cintra - Doutor em Direito pela USP, autor do livro "A Pirâmide da Solução dos Conflitos" que trata de uma Justiça (quase) sem os tribunais. A Justiça entre os homens será administrada pela própria sociedade civil através de pacificadores. Participa do Movimento Think Tank (thinktank@terra.com.br) que, a cada reunião, traz um palestrante para discutir temas visando a melhoria da Granja Viana, à luz da transdisciplinaridade.

A maior lamentação: "Lamento o fato dos granjeiros estarem plugados mais na capital do que na nossa própria região."

O maior sonho: "O Monorail."


Rogério Ruschel - jornalista e publicitário, consultor em desenvolvimento sustentável no Brasil para empresas como Vale, Votorantim, Bradesco, Volkswagen, há 20 anos. Coordenou a pesquisa "As 10 Maravilhas da Granja Viana", autor e editor de 8 livros especializados, do "Guia de qualidade de vida na Granja Viana" e da revista Business do Bem.

A maior lamentação: "Lamento a perda (parcial, mas crescente) de algumas das características mais marcantes da personalidade do bairro e de seus moradores, como a boa educação, o respeito ao coletivo, a generosidade com as coisas de interesse comum, o cuidado com o meio ambiente e a inércia ou preguiça em reverter estas tendências."

O maior sonho: "A Granja Viana de 2021 vai ser um bairro com políticas públicas positivas e inclusivas em saúde, educação, saneamento e uso do solo; mais arborizada do que é hoje; com gestão pública ética e eleita pelo bairro; ligada a São Paulo por eficiente transporte público e com ampla participação dos moradores sobre seu futuro."

Obs.: Rogério também procura parcerias para implantar uma biblioteca pública especializada em sustentabilidade, na Granja Viana.


José Roberto Baraúna Filho - arquiteto e morador da Granja Viana há 15 anos. Participa como membro do Movimento Granja Viva (www.granjaviva.com.br), Rotary GV Empresarial e Associação dos Arquitetos, Engenheiros e Técnicos de Cotia (AETEC). O "Granja Viva" busca atrair mais eleitores, através de uma campanha para que os granjeiros transfiram seus títulos de eleitores para Cotia e Carapicuíba. O intuito é despertar nos moradores o sentido pleno da cidadania, onde cada um, através do voto, elegendo seus representantes, participa mais ativamente nas decisões que envolvem a comunidade onde vivem.

A maior lamentação: "A falta de união e participação dos moradores nos assuntos relacionados à cidadania e na luta para manutenção da qualidade de vida na região."

O maior sonho: "Meu sonho é ver toda força intelectual da Granja Viana se juntar através de um Fórum de Desenvolvimento Sustentável, para contribuir na elaboração de propostas que visem a união da comunidade em projetos de interesse coletivo."


Cláudia Piedade - Psicóloga e terapeuta artística com abordagem antroposófica. Ministra a "deeksha", uma transmissão de energia, de origem indiana, também chamada de Bênção da Unidade.

A maior lamentação: "O desmatamento desmedido em nossa Granja Viana."

O maior sonho: "Meu sonho para a Granja Viana e para todo o Planeta é que todos consigamos atingir a Consciência da Unidade. Que os talentos de todos se unam em forma de cooperação, e não de competição. Meu sonho é que consigamos atingir a Consciência de "Sermos", num eco sustentável!"

Sílvia Belton - Sócia da Vila da Mata: espaço integrado na Avenida São Camilo que agrega o restaurante vegetariano Ser-a-fim; a pizzaria integral, vegetariana e orgânica João do Grão, o espaço de eventos, cursos e aulas Ulabiná, a loja Tribal e os pães integrais Pão do Moa.

A maior lamentação: "Sabe o que me fez vir para o Brasil? A natureza! E hoje, o que mais lamento, é o desmatamento por toda parte neste País! Aqui na Granja, cada vez observo mais desmatamento! As pessoas pensam que as árvores não têm fim, são para sempre. No terreno ao lado da minha casa, cortaram todas as árvores e, entre elas, derrubaram dois pés de caqui que tinham mais de 50 anos! E não cortaram para construir no terreno. Cortaram as plantas apenas para colocar o terreno à venda! E quando fui reclamar com o guarda florestal, sabe o que ele me disse? Ele falou: se a senhora queria preservar os pés de caqui, por que não comprou o terreno? Já vi lugares no exterior onde as pessoas, ao invés de derrubar as árvores, as incluem na construção. Vi uma casa que tinha um árvore no meio da sala!

O maior sonho: "Esse país é maravilhoso, tem um solo fértil que rapidamente se recupera! Meu sonho é que as pessoas comecem a plantar ao invés de desmatar!"


Esperamos que estes depoimentos tenham inspirado você e que todos nós, granjeiros, consigamos nos mobilizar e trabalhar individual e coletivamente para que nossas lamentações e nossos sonhos sejam transformados e que consigamos, juntos, construir uma Granja Viana Sustentável.

Vamos construir, juntos, no Site da Granja, o nosso Muro das Lamentações e a nossa Árvore dos Sonhos? Para isso, envie "Sua maior lamentação e seu maior sonho para uma Granja Viana Sustentável" para esta coluna.

Veja lamentações e sonhos dos nossos leitores.

Saudações Sustentáveis!


Veja mais

Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015
Amor e Vinho
Você sabe o que é SO2?
Degustando vinhos naturais - parte 1
Os vinhos naturais

 




Pesquisar




X



















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR