TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Colunas Site da Granja Voltar

10/06/2013

Identidade financeira – Parte 1


Independentemente de ser uma relação profissional ou pessoal, uma sociedade, um casamento ou uma parceria, você se preocupa com a identidade financeira das pessoas com quem se relaciona? Ao montar uma sociedade, diversos elementos são levados em conta: afinidade entre os futuros sócios, competência profissional, disponibilidade de recursos, entre outros. Dificilmente alguém se preocupa em analisar a identidade financeira de seu parceiro. Falo de identidade e não idoneidade. Em um casamento menos ainda. O amor e o sonho gritam mais alto e aquilo que pode comprometer, na prática, a estabilidade material do casal, passa como um detalhe sem tanta importância.

Afinal, o que é identidade financeira? É  a maneira que uma pessoa lida com o dinheiro no seu dia a dia e qual a relação entre sua administração financeira e seu estado emocional. Identidade financeira é muito mais do que ter um perfil gastador ou econômico. Ela mapeia em detalhes como cada um se relaciona com dinheiro. De modo geral é possível ter ideia da identidade financeira de alguém com a resposta a três perguntas:

Empreendedor ou endividado

Primeira: se eu lhe der 100 reais, em quanto tempo você consegue transformá-los em 200? É a chamada capacidade de multiplicar dinheiro. A resposta indicará o perfil empreendedor do seu parceiro. O que ele vai comprar, no que vai transformar e por quanto vai vender. Ou pode revelar também conhecimento sobre aplicações financeiras.

A segunda seria: se acontecer hoje um imprevisto e você precisar parar de trabalhar durante um ano, quantos meses você viveria com o dinheiro que tem guardado? Se o seu parceiro responder mais de seis meses mostra que ele não tem um perfil gastador.  Já se ele responder um ano ou mais, você tem um poupador ao seu lado.

A terceira pergunta aborda endividamento e administração do dinheiro: qual percentual dos seus rendimentos comprometidos com dívidas e quanto você consegue administrar livremente? Dividas nesse caso são consideradas compras parceladas e prestações. Escola das crianças não é dívida, é opção, pois há boas escolas de todos os preços e além do ensino público de qualidade que sobrevive em raríssimas escolas. Gasto mensal com supermercado também não é dívida. É opção, pois pode-se comprar legumes ou preferir caviar. Quanto menor o percentual de endividamento (50% para baixo) melhor é o nível de administração financeira do seu parceiro.

Para alguns o questionário acima parece um pouco agressivo para ser feito diretamente, mas os temas podem vir à tona de maneira sutil, durante conversas. Mais agressivo seria, montar uma sociedade ou casar-se com alguém que em vez de ajuda-lo a construir, levasse suas finanças rio abaixo.

Além das três perguntas-base é indicado prestar atenção aos hábitos de seu sócio, parceiro ou cônjuge. Aqui não falo de bilionários que podem gastar grandes somas na hora em que quiserem sem prejuízo futuro, mas do cidadão comum, aquele que vive do que ganha no mês. Como ele se relaciona emocionalmente com o dinheiro? Vamos falar sobre essa faceta da identidade financeira na próxima quinzena. Não perca.


Veja mais

Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015
Amor e Vinho
Você sabe o que é SO2?
Degustando vinhos naturais - parte 1
Os vinhos naturais

 




Pesquisar




X















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR