TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Colunas Site da Granja Voltar

26/01/2009

Geriatria - Perguntas e respostas


Para esclarecer algumas dúvidas dos internautas sobre a saúde dos idosos, o doutor Glauber Laham lista algumas perguntas e respostas sobre o assunto.

1- Quem são os idosos do Brasil?
São aqueles com 60 anos ou mais. Já nos países desenvolvidos são considerados idosos aqueles com 65 anos ou mais.

2- Qual a parcela de idosos da população brasileira?
Aproximadamente 9,5% dos brasileiros.

3- O que é Geriatria? E Gerontologia?
Geriatria é a especialidade médica que trata dos idosos e que previne as doenças da velhice. Gerontologia é a área do conhecimento humano que estuda a vida dos idosos nos seus vários aspectos: saúde, relacionamento sócio-familiar, profissão, qualidade de vida etc.

4- Todo idoso perde a memória?
Não, muitos mantêm suas capacidades mentais na 3ª idade sem nenhuma perda. Uma grande parcela da população tem uma leve diminuição nas habilidades mentais quanto mais velhos ficam, mas esta perda é geralmente discreta e não atrapalha em nada as atividades e o estilo de vida.

5- E se a perda de memória prejudicar as atividades do dia-a-dia?
Quando as perdas cognitivas (memória e outras habilidades intelectuais) passam a interferir no cotidiano, este quadro deve ser investigado por um profissional da saúde para confirmar o déficit e tratar quando necessário, dependendo da causa.

6- O que é "esclerose"? Quais as causas mais importantes de perda de memória?
O termo "esclerose" ou "fulano está esclerosado" é utilizado pela população leiga como sendo uma causa de perda de memória irreversível e inerente à velhice. Este termo não é usado pelos profissionais de saúde. A perda de memória e outras funções mentais por tempo prolongado chama-se demência, cujas causas mais importantes são o Alzheimer, os AVCs (derrames), a depressão, o hipotiroidismo etc.

7- Se alguém tem história de pessoas na família que perderam a memória (demência) este indivíduo também ficará demenciado?
Não. Se o antecedente familiar de demência ocorre em um parente próximo ou em alguns parentes distantes, a chance de ter um quadro demencial é muito parecida com a da população em geral. O risco individual só aumenta de forma significativa quando muitos parentes próximos tiveram um quadro demencial de mesma causa (vários casos de Alzheimer em parentes próximos, por exemplo).

8- A demência de Alzheimer tem tratamento?
A causa mais freqüente de perda de memória é a demência de Alzheimer, que tem tratamentos paliativos que controlam suas alterações e comportamento e que retardam a evolução da doença, mas ainda não tem cura.

9- Quais são os benefícios da atividade física para a 3ª idade?
A atividade física faz com que o idoso se sinta mais animado, aumenta a força muscular e a capacidade cárdio-respiratória (tolerância ao esforço físico). Melhora a qualidade do sono, ajuda as dietas para perda e para ganho de peso, reduz as gorduras no sangue (colesterol e triglicérides), aumenta a densidade do osso e ajuda na prevenção e tratamento de doenças como hipertensão arterial, diabetes, osteoporose. Com isso, ocorrem menos infartos, derrames, fraturas, insuficiência renal com diálise etc.

10- A atividade física é segura na velhice?
Sim, quando praticados sob supervisão profissional e com orientação médica. Já os exercícios de baixa intensidade (como a caminhada) são seguros e devem ser praticados por todos que não estão com alguma doença aguda ou descompensada.

11- O que é osteoporose? Quem toma leite e sol diariamente deve se preocupar em prevenir?
Osteoporose é a diminuição da quantidade de cálcio nos ossos. Todos os idosos devem, se possível, fazer uma densitometria para verificar se têm maior risco de fraturas, mesmo aqueles que têm alta ingesta de cálcio e que tomam sol diariamente.

12- O que mais se pode fazer para evitar fraturas?
Além de prevenir ou tratar a osteoporose, pode-se evitar fraturas prevenindo-se contra quedas, que são as maiores causadoras de fraturas de quadril. Para evitar as quedas, o geriatra investiga quais os fatores de risco e trata ou orienta o paciente de acordo com a necessidade individual.

13- Qual a diferença entre tontura e vertigem?
Vertigem é a tontura rotatória, ou seja, é a tontura que causa no paciente a sensação de que seu corpo ou o ambiente está girando.

14- O que é labirintite? Esta doença tem cura?
Labirintite é uma inflamação no labirinto, que é um órgão da orelha interna (parte de dentro do ouvido). Muitos acreditam que toda tontura seja causada por labirintite, mas não é verdade, pois esta é apenas uma das várias causas de tontura. Geralmente a labirintite é uma doença auto-limitada (cura sozinha), durando poucos dias, não sendo uma causa de tontura crônica.

15- Quais são as causas mais comuns de tontura?
As causas mais frequentes na geriatria são: VPPB (afecção cuja sigla quer dizer Vertigem Postural Paroxística Benigna); as causas sistêmicas - tontura causada por doenças em outros sistemas ou aparelhos do organismo humano - como o diabetes e o colesterol alto; e as vasculares (aterosclerose de artérias que irrigam o cérebro ou o labirinto).

16- O que é incontinência urinária? É normal perder urina na velhice?
Incontinência urinária é a perda involuntária de urina. Não é normal, em nenhuma idade, que ocorra perda de urina quando não desejado pelo paciente. O que ocorre na 3ª idade é uma maior freqüência deste sintoma.

17- É importante conversar com o médico sobre perda de urina? Tenho como resolver este problema sem cirurgia?
É muito importante contar para o médico sobre este sintoma, pois esta queixa tem tratamento, e na maior parte das vezes sem cirurgia. Quando é necessário operar, a cirurgia é simples e segura. Muitas pessoas têm vergonha de contar para o médico, o que dificulta o diagnóstico e o tratamento desta afecção tão comum.

18- Como o geriatra orienta o desejo sexual na terceira idade?
A sexualidade na terceira idade é tão importante quanto nas idades mais jovens, não devendo ser reprimida ou inibida por preconceitos. Sendo assim, se determinado paciente ou casal está com problemas, estes devem receber orientação adequada, visando manter boa saúde sexual.

19- O que é tratamento multidisciplinar e qual sua importância?
A geriatria é uma especialidade de abordagem multidisciplinar, pois os idosos geralmente têm diversos problemas concomitantes. Sendo assim, o tratamento deve ser multidisciplinar para que os índices de sucesso sejam altos. Quase sempre os pacientes se beneficiam de tratamentos conjuntos com profissionais de áreas diferentes, como outras especialidades médicas, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e outras.

Por: Dr. Cláuber


Veja mais

Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015
Amor e Vinho
Você sabe o que é SO2?
Degustando vinhos naturais - parte 1
Os vinhos naturais

 




Pesquisar




X



















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR