TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Varal com texto Voltar

05/03/2014

Fumaça e vinhos


Você já ouviu falar nestes dois tipos de vinhos? Pouilly Fumé e Pouilly Fuissé? São dois vinhos curiosos, e apesar de terem nomes semelhantes, além do país de origem, que é a França, nada têm de parecido.

Pouilly-Fumé (a pronuncia é "puí fuimê") é um vinho produzido no Vale do Loire, região conhecida por fazer vinhos brancos e rosés excepcionais. Fumé significa defumado ou defumação, e uma característica comum desse vinho é o aroma que tende ao defumado. Na maturidade, suas uvas são revestidas com uma camada natural na cor cinza, o que explica por que os viticultores Pouilly falam em "fumaça branca" para descrever o tipo de videira ou os vinhos feitos a partir dela.
O Pouilly-Fumé é uma denominação de origem controlada (AOC) para o vinho branco seco produzido na região de Pouilly-sur-Loire, em Nièvre, exclusivamente a partir de uvas Sauvignon Blanc.

Os vinhedos de Pouilly-Fumé remontam ao Império Romano (séc. V) e são uma referência ao nome latino "Pauliacum sobre o rio Loire", referência à estrada romana que passava por este território.

Pouilly-Fuissé (pronuncia-se "puí fuissê") é uma denominação AOC para o vinho branco seco em Mâconnais, sub-região de Borgonha, no centro de França, onde se localizam os municípios de Fuissé , Solutré-Pouilly , Vergisson e Chaintré . Pouilly Fuissé tem Chardonnay como única variedade de uva na sua composição. É um vinho claro e refrescante, bastante delicado.

Esses dois vinhos brancos maravilhosos são bem cobiçados pelos enófilos. Lembrando que não são marcas de vinhos e podem ser produzidos por diversos produtores, nas respectivas regiões demarcadas e sob rogoroso controle.


Veja mais

Do privilégio ao exercício da responsabilidade
Espaço Integração 17 anos
Sustentabilidade em foco
Sobre a atuação da jovem Greta
Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015

 




Pesquisar




X





















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR