05/03/2014
Você já ouviu falar nestes dois tipos de vinhos? Pouilly Fumé e Pouilly Fuissé? São dois vinhos curiosos, e apesar de terem nomes semelhantes, além do país de origem, que é a França, nada têm de parecido.
Pouilly-Fumé (a pronuncia é "puí fuimê") é um vinho produzido no Vale do Loire, região conhecida por fazer vinhos brancos e rosés excepcionais. Fumé significa defumado ou defumação, e uma característica comum desse vinho é o aroma que tende ao defumado. Na maturidade, suas uvas são revestidas com uma camada natural na cor cinza, o que explica por que os viticultores Pouilly falam em "fumaça branca" para descrever o tipo de videira ou os vinhos feitos a partir dela.
O Pouilly-Fumé é uma denominação de origem controlada (AOC) para o vinho branco seco produzido na região de Pouilly-sur-Loire, em Nièvre, exclusivamente a partir de uvas Sauvignon Blanc.
Os vinhedos de Pouilly-Fumé remontam ao Império Romano (séc. V) e são uma referência ao nome latino "Pauliacum sobre o rio Loire", referência à estrada romana que passava por este território.
Pouilly-Fuissé (pronuncia-se "puí fuissê") é uma denominação AOC para o vinho branco seco em Mâconnais, sub-região de Borgonha, no centro de França, onde se localizam os municípios de Fuissé , Solutré-Pouilly , Vergisson e Chaintré . Pouilly Fuissé tem Chardonnay como única variedade de uva na sua composição. É um vinho claro e refrescante, bastante delicado.
Esses dois vinhos brancos maravilhosos são bem cobiçados pelos enófilos. Lembrando que não são marcas de vinhos e podem ser produzidos por diversos produtores, nas respectivas regiões demarcadas e sob rogoroso controle.