01/08/2011
Na manhã da última sexta-feira (29), estive novamente na Reserva do Morro Grande, desta vez ao lado da Guarda Ambiental e do Secretário de Meio Ambiente de Cotia, Rubinho Gurgel.
A "visita" foi realizada para documentar a denúncia recebida no meu site, Portal Viva, sobre o descaso da ALL - América Latina Logística dentro da nossa Reserva.
Logo que chegamos na entrada que dá acesso à linha do trem, em Caucaia do Alto, a primeira surpresa: uma enorme queimada destruindo a vegetação. Detalhe: nenhuma fiscalização.
Os Guardas Ambientais é que apagaram o fogo, que já tinha queimado uma boa parte do talude. Várias dormentes estavam jogadas pelo chão, e com principio de incêndio.
Seguimos pela linha do trem até Juquitiba, passando pelos três túneis, em meio à um belíssimo visual e uma deliciosa energia daquela mata "mágica" ao nosso redor. O cenário é de tirar o fôlego de tão lindo.
A represa, imponente, foi parada obrigatória para vislumbrar o paraíso que temos na nossa cidade, e que muita gente ainda não percebeu o valor imenso que ele tem.
Flagrantes absurdos
Mas as surpresas não pararam por aí. No meio do caminho, uma cena chamou bastante a nossa atenção.
Um vagão tombado ao lado dos trilhos, com muito material jogado em volta. Não soubemos dizer o que era, apenas que tinha cheiro muito forte. Mas o mais engraçado é que nada foi informado sobre o tombamento...ou foi? e prá quem? Há quanto tempo aquilo está ali?
Não muito longe, apenas um kilômetro mais para a frente, encontramos outro vagão tombado. Desta vez, pudemos identificar o produto derrubado como sendo açúcar, por causa do forte cheiro (igual ao de usinas) e das inúmeras abelhas e moscas em volta.
Ainda no percurso, muitas dormentes largadas, muito material (grampos e pedaços de trilhos) jogado ao lado dos trilhos.
Tudo indica que estão sendo feitas obras na ferrovia. Porém ficamos sabendo de fonte segura que a ALL não pode iniciar a duplicação da ferrovia, por que ainda faltam algumas autorizações. A pergunta é: então o que eles estão fazendo lá?
Funcionários trabalhando nos trilhos, logo depois que o trem passou.
Providências
Bom, diante dos nossos flagrantes de hoje, o Secretário Rubinho Gurgel se posicionou, e disse que a ALL vai ser notificada pela Secretaria de Meio Ambiente.
"Serão tomadas as providências legais para a recuperação das áreas atingidas", disse.
Vamos acompanhar!
Fau Barbosa
De Olho na Granja, em Cotia, em Caucaia e em tudo o que prejudique o nosso Meio Ambiente!
Fotos: Fau Barbosa/Portal Viva