TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Colunas Site da Granja Voltar

03/09/2010

Em busca de um corpo sustentável


Susie Orbach e Sílvia Rocha em sua primeira visita ao Brasil, em 2000
A vinda da psicanalista e escritora Susie Orbach ao Brasil

É uma honra e grande alegria poder compartilhar com os leitores da minha coluna informações sobre uma pessoa ilustre que acaba de chegar em São Paulo. Ela se chama Susie Orbach, é psicanalista e escritora inglesa e tornou-se uma celebridade após ter contribuído para a cura de uma ilustre paciente, a Princesa Diana, que sofria de bulimia. Esta mulher de 64 anos, chega ao Brasil atenta e disposta a interagir e trocar com os brasileiros e brasileiras da contemporaneidade um diálogo visando a sustentabilidade de nossos corpos. Susie Orbach conseguiu alterar as regras para modelos na London Week.


Propondo leis que libertam as mulheres de padrões estéticos rígidos

Susie pesquisa, clinica, escreve e tem forte atuação política nas searas das desordens alimentares, como obesidade, bulimia e anorexia, padrões estabelecidos na moda e largamente disseminados pela imprensa, mídia e indústria cultural. Além da alteração de regras para modelos da London Fashion Week, Susie também está envolvida em leis relacionadas às merendas escolares do Reino Unido, acordos com estilistas, mídia e rede de lojas que vêm reformulando seus padrões em busca de abrir espaço para a mulher real, com sua diversidade de biótipos e possibilidades. Atualmente, lidera uma campanha que propõe que modelos e artistas sejam veiculados nos meios de comunicação sem a utilização do photoshop, recurso corretivo, amplamente utilizado, para que sua imagem seja o mais natural – e real – possível.


Militante pela causa da mulher real

Por tamanha militância, participou como co-criadora da campanha mundial Dove pela Real Beleza e é uma das idealizadoras do site www.any-body.org que analisa e critica a forma com que a mulher tem sido exposta nos meios de comunicação e na indústria cultural, além de ter sido uma das fundadoras de duas importantes organizações voltadas à mulher: O Women´s Therapy Centre de Londres e de Nova York. Ela também foi colaboradora de um dos mais respeitados jornais ingleses – o The Guardian – por mais de uma década.


Escritora fértil

Conheci a psicanalista e escritora Susie Orbach há 3 décadas, quando estudava em Londres. Meu primeiro contato foi por meio do livro Fat is a feminist issue (A gordura é uma questão feminista), que se tornara bestseller na Europa e nos Estados Unidos. Tornei-me sua agente literária, trouxe esse livro para o Brasil, em 1987 e, logo seguida, Afinal, o que querem as mulheres?, por mim traduzido e prefaciado. Esses dois livros foram publicados pela Record, que também publicou Ternura e ódio: conflitos de amor, inveja e competição nas amizades entre mulheres e, em 2002, o livro Sobre comida. Em 2000, veio ao Brasil pela primeira vez, para um evento sobre Freud e para lançar A impossibilidade do sexo, pela Imago. Seu mais recente livro Bodies (Corpos), lançado em 2009 e ainda não publicado no País, já é um bestseller.


Corpos: sustentáveis?

Acredito que sua vinda ao Brasil seja das mais ricas, pois nunca a sociedade brasileira necessitou tanto refletir e questionar a situação da mulher brasileira enquanto objeto, transfigurando-se a mais não poder em busca de um corpo e beleza ideais, propagados pelos meios de comunicação repletos de recursos “photoshopizados”, levando mulheres de todas as faixas etárias e classes sociais a ficarem, cada vez mais, obcecadas pela forma e beleza, perseguindo padrões, na maioria das vezes, internacionais e distante de suas realidades, como: magreza, eterna juventude, busto grande, quadris estreitos, cabelos lisos e loiros, nariz arrebitado, enveredando-se pela seara das plásticas sem fim, dietas a mais não poder, alimentando e engordando a indústria do culto à magreza, à juventude e à busca incessante pelo padrão de beleza dominante. Neste exato momento que Susie desembarca no País, temos o exemplo emblemático da empresária brasileira Lucília Diniz, que acaba de se submeter a uma cirurgia plástica que durou 8 horas e abrangeu quatro procedimentos (barriga, bumbum, pescoço e peito, este último, pela segunda vez). Ela divulgou detalhes sobre a cirurgia aos seus 9 mil seguidores do twitter.


Oportunidade

Susie está no Brasil para participar do evento: Corpo em mente: encontro da Psicanálise e Medicina, organizado pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, que vai incluir palestras e mesas redondas com psicanalistas e médicos. Assistir às palestras de Susie Orbach é uma grande oportunidade. Considero-a uma protagonista da história da mulher do seu tempo, com uma contribuição inestimável Como ela aponta, toda esta pressão e tensão resultam em uma mulher que se preocupa e ocupa com questões inerentes à idealizada e desejada estética corporal, em detrimento de viver de modo fluido, livre e prazeroso em relação ao seu corpo. E, como consequência, muitas mulheres acabam despendendo um tempo precioso de sua vida nesta incessante busca de um corpo perfeito.


Serviço

Palestras com a psicanalista e escritora inglesa Susie Orbach, no Encontro da Psicanálise e Medicina “O Corpo em Mente”, organizadas pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.



- Dia 2 de setembro – 5ª.-feira – 21 horas
Como adquirimos um corpo? Uma nova teoria sobre o desenvolvimento psicológico do corpo
Susie Orbach



Dia 3 de setembro – 6ª.-feira - às 19 horas
O impacto do paciente sobre o corpo do psicanalista (contratransferência)
Susie Orbach



Dia 4 de setembro – sábado - às 9h30
A comercialização do corpo
Susie Orbach



Local: Avenida Cardoso de Melo, 1450 – 1º. Andar – Auditório Sigmund Freud – Vila Olímpia – São Paulo - SP
Valor do evento: R$ 150,00 – Palestras avulsas: R$ 50,00
Informações: 2125-3700 – www.sbpsp.org.br.
(Verificar se ainda há vagas para todas as palestras)


Veja mais

Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015
Amor e Vinho
Você sabe o que é SO2?
Degustando vinhos naturais - parte 1
Os vinhos naturais

 




Pesquisar




X



















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR