TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Varal com texto Voltar

06/08/2009

E a gripe suína?


Tenho procurado ao máximo, me informar sobre a tal gripe, afinal, como mãe, me preocupo com meus três filhotes...dois adolescentes que saem para as baladas praticamente o fim de semana todo, e uma pequena que, por ser criança, sempre tem toda a atenção no que diz respeito à saúde.

Apesar de no início ter ficado meio apreensiva por conta da tal pandemia, tenho ouvido algumas coisas de vários médicos amigos, inclusive que "nem se conhecem" e tem a mesma opinião, e obtido informações de outras pessoas que relatam suas experiências escutando também opiniões de outros médicos. E tudo isso, claro, me faz chegar à algumas conclusões.


"De que todo cuidado é pouco, claro, isso vale para qualquer tipo de doença. Não devemos"baixar" a guarda".

Mas também, devo reconhecer que se formos analisar o número de habitantes das grandes cidades - e vou usar como exemplo a cidade onde moro - Cotia - com cerca de 195 mil habitantes, e um número de casos notificados até hoje, quinta-feira(06), de 90 casos com apenas 1 óbito, vocês hão de convir comigo que esse número é muito pequeno.

E a conclusão que eu chego, é que não há nada de tão excepcional com essa gripe suína, inclusive ela está matando menos pessoas que outras gripes, como algumas pessoas já tem falado.

Então resolvi escrever sobre isso, e tentar mostrar à população, que está quase em pânico, que a mídia muitas vezes é irresponsável quando não divulga a verdade, ou quando o faz de maneira sensacionalista.

Vamos pensar juntos. Em primeiro lugar: Pandemia dá lucro? para quem? que interesses podem estar por trás da gripe suína?

E aí, diante dessas perguntas, podemos citar alguns "causos", como diz o Rolando Boldrin, onde morrem milhares de pessoas todos os anos e nem por isso se faz todo esse alarde.
Temos a diarréia...temos a malária...o sarampo...e algumas outras doenças que podiam ser evitadas com vacinas baratas, e que provocam a morte de cerca de 10 milhões de pessoas por ano.

Pelo que sei, e posso estar errada pois não sou médica, a gripe aviária não matou tanta gente assim para se fazer tanto alarde...

A gripe comum, mata por ano meio milhão de pessoas...e ninguém nem fica sabendo...
Daí se formos analisar friamente a coisa, o que iremos deduzir? quem está ganhando com toda essa muvuca de gripe suína? ora...os laboratórios...haja Tamiflu para medicar todo esse povo! E quem garante que ele é eficaz? Agora posso ver a cara dos acionistas desses laboratórios...sorriso de orelha à orelha, não é?

E outra...eu li uma coisa outro dia, não lembro onde...mas que faz com que possamos pensar juntos...

"Se a OMS - Organização Mundial de Saúde - se preocupa tanto com essa gripe, porque não declara logo um problema de saúde pública mundial e autoriza a fabricação de medicamentos genéricos para distribuir aos países, principalmente os países pobres"?

Fica aí a lição de casa, para que todos reflitam com calma e tirem suas próprias conclusões.

E aos colegas da imprensa, uma observação pertinente, para que sejam mais responsáveis, "mesmo que o assunto dê Ibope". Divulgar nome e local onde moram as pessoas contaminadas, na minha opinião, além de ser irresponsável, é pura falta de ética!


Fau Barbosa
De Olho na Granja e nas entrelinhas das coisas que vejo por aí...


Veja mais

Do privilégio ao exercício da responsabilidade
Espaço Integração 17 anos
Sustentabilidade em foco
Sobre a atuação da jovem Greta
Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015

 




Pesquisar




X





















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR