TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Colunas Site da Granja Voltar

12/02/2009

Daniel Burd: o cidadão sustentável


A cada dia, surpreendo-me mais com as pessoas que vivem e trabalham na Granja Viana. Daniel Burd é mais uma grata surpresa para esta coluna.

Ele tem um jeito calmo de falar. Transmite muita paz e está sempre sorridente. Este homem alto, magro e de sorriso largo faz a diferença no Planeta.

Ele criou o pôs em prática o movimento Cidadão Sustentável. E acaba de receber uma carta do Ministério do Meio Ambiente, assinada pelo ministro Carlos Minc, apoiando sua iniciativa, após análise da Secretaria de Mudanças Climáticas.

O movimento Cidadão Sustentável

E o que é este movimento?

Cidadão Sustentável é um movimento voltado para o cidadão comum. O foco principal é que todos nós possamos adotar práticas em nosso dia-a-dia para diminuir as emissões de gás carbônico no Planeta. Afinal, segundo Daniel, muito se fala em sustentabilidade, em atitudes sustentáveis, mas as pessoas, em suas rotinas diárias, muitas vezes sobrecarregadas, não têm oportunidade de pesquisar ou entender o que elas podem fazer para contribuir. E muitas das mudanças de atitudes são muito simples e fáceis de serem colocadas em prática. Hoje, ele tem orgulho em contar que seu movimento tem 1.300 cidadãos cadastrados e, juntos, estão conseguindo diminuir em 60.000 kg/mês as emissões de gás carbônico na Terra. E esta questão da diminuição do gás carbônico é tão séria que pesquisas afirmam que se a temperatura da Terra subir 2 graus, em média, iremos perder 30% de nossas espécies.

Atitudes campeãs

Dentre as inúmeras atitudes que o movimento propõe, as campeãs são: lembrar de apagar as luzes e lembrar de fechar as torneiras (ao escovar os dentes, lavar as mãos, lavar a louça, dentre outras). Atitudes bem simples e ao alcance de todos.

E por falar em atitudes campeãs, Daniel se empolga ao mencionar o papel das crianças e jovens nesta área: “Nossos filhos estão mais conscientes e é muito comum vê-los apontando atitudes sustentáveis para os próprios pais”, conta. Continua Burd: “Se as pessoas não mudarem seus hábitos neste sentido, são nossos filhos que vão sentir as conseqüências.” Existem muitos estudos que apontam a velocidade com que nossos recursos naturais estão se esgotando, se não forem tomadas as devidas providências. E estas providências abrangem desde os governos e as instituições até o cidadão comum.

Cidadão sustentável e granjeiro


Daniel se intitula um granjeiro novo, pois mora na Granja há 5 anos. Este empreendedor, como se auto-define, mudou-se para cá em busca de melhor qualidade de vida e hoje diz detestar ter que sair da Granja. Estudou Física na USP, mas logo abriu sua própria empresa, na área de tecnologia. Hoje, dentre outras iniciativas, tem uma escola profissionalizante no Taboão da Serra, visando inserir no mercado de trabalho jovens da classe C e D, com foco no primeiro emprego.


Ao longo de sua carreira, percebeu que não era possível dissociar a parte social da econômica em sua vida. E começou a pesquisar sustentabilidade e a se interessar pelo tema. Disse Daniel que quando ouviu falar que a sustentabilidade buscava avaliar um empreendimento dos pontos-de-vista econômico, social e ambiental, pensou: É isso o que quero! É nisso que acredito!”.

E partiu para aprofundar-se no tema. Como não conseguiu encontrar um curso à altura do que pretendia estudar, fez o curso de formação para líderes em desenvolvimento sustentável, chamado LEAD, na Europa. Para desenvolver seu projeto, associou-se à ONG Iniciativa Verde que lhe orientou a fazer os cálculos das emissões de gás carbônico que nossas atitudes geram, para colocar em seu site. Acredita que, tendo consciência deste impacto de forma concreta, as pessoas se conscientizam e adotam práticas sustentáveis mais rapidamente. Atualmente, Daniel também dá palestras em empresas, ONGs e assiste, animado, ao crescimento de seu movimento que, na prática, começou no ano passado. E, como vemos, Cidadão Sustentável está indo de vento em popa, para usar uma expressão, digamos, sustentável.

Para conhecer o movimento Cidadão Sustentável

O site www.cidadaosustentavel.com.br é bem fácil de navegar e as informações são claras e precisas. Se você se cadastrar, vai receber os newsletters periódicos do movimento. Lá, você vai encontrar várias atitudes sustentáveis, e vai poder saber o impacto que cada uma delas tem em relação à emissão de gás carbônico. E agora tem Cidadão Sustentável na Rádio USP (93,7) todas as 3as. e 5as. às 8h00, 16h00 e 21h00. Acessando o site www.radiousp.br você pode conferir os programas anteriores, ou ouvir a programação ao vivo pela internet. E também pode entrar em contato direto com o Daniel pelo e-mail daniel.burd@gmail.com.

Foto por: Ligia Vargas


Veja mais

Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015
Amor e Vinho
Você sabe o que é SO2?
Degustando vinhos naturais - parte 1
Os vinhos naturais

 




Pesquisar




X

















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR