16/09/2010
Moro no bolsão residencial Jardim Colibri (km 26 da Raposo Tavares). Parte do Colibri fica em Cotia e parte no Embu, onde é uma Área de Preservação Ambiental (APA). Os dois lados são, porém, uma extensa área de mata atlântica, em vários estágios de desenvolvimento ou regeneração. Fiquei sabendo que uma construtora teve um projeto de condomínio para 140 casas com área total de menos de 100 m2 por unidade aprovado pela Prefeitura de Cotia.
Perguntas:
- que eu saiba, a lei de zoneamento para a região do Colibri é de 500 m2. Como se podem construir casas em áreas muito menores do que determina o zoneamento?
- numa área de regeneração de mata atlântica, e que fica ao lado de uma APA, quais são as licenças ambientais que tal empreendimento deve apresentar?
- se um empreendimento desse porte ficará dentro de um bolsão residencial, não teria que haver um estudo de impacto de vizinhança (fluxo de trânsito, infraestrutura disponível, etc), antes de sua aprovação?
Obrigada.
Por: Ellen Rodrigues
Resposta:
A Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo informou que até a presente data não consta nos seus registros nenhum processo de APROVAÇÃO a respeito deste assunto, e que inclusive nesta quarta-feira (15/9), o Secretário-adjunto Onofre Ferreira, despachou um processo esclarecendo o assunto em questão.
Informou também que, há uns dias atrás o secretário atendeu pessoalmente um grupo de moradores do Jardim Colibri, passando as mesmas informações.
Qualquer dúvida entrar em contato com a Secretaria: 4616.8929.