TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Colunas Site da Granja Voltar

28/10/2009

Cápsula Endoscópica: uma viagem pelo intestino delgado


A cápsula endoscópica é um pequeno equipamento que tem a forma de um comprimido e constituída de material biocompatível e resistente aos sucos digestivos. Mede apenas 24 milímetros de comprimento x 11 milímetros de largura, pesa 4 gramas, possui um sistema de lentes, vídeo e câmera, baterias, antena e funciona com o peristaltismo (movimentos gastrointestinais) até ser expelido nas fezes.

Este exame é o único no qual você ingere uma capsula e ela passa imediatamente a fotografar a cada segundo todo o trajeto do aparelho digestivo. Os dados e as imagens são transmitidos por radiofreqüência para um aparelho preso na cintura do paciente e é um método totalmente indolor. É o exame mais utilizado para analisar o intestino delgado, porém com o advento de capsulas mais precisas e com baterias que duram muitas horas, podemos rastrear também além do delgado todo tubo digestivo incluindo assim o esôfago, estômago e intestino grosso (cólon).

É um exame indicado principalmente para pacientes portadores de dores abdominais constantes e persistentes sem causa identificada e refratária a todo tipo de tratamento; ou sangramentos digestivos de origem indeterminadas, anemias crônicas sem origem definida, doenças inflamatórias intestinais (colites ulcerativas, Doença de Crohn), suspeitas de pólipos intestinais, tumores intestinais, diarréias crônicas de origem indeterminadas, alterações vasculares dos intestinos, cólicas intratáveis, enterites actínicas (radiação), enterites infecciosas, distúrbios de absorção, suspeitas de úlceras e divertículos.

A capsula endoscópica é um exame que não veio para competir com a endoscopia e a colonoscopia, exames estes que respectivamente examinam muito bem o esôfago, estômago e parte inicial do delgado e o intestino grosso. Porém por ser um método totalmente indolor sem necessidade de internação, dispensar preparos desagradáveis, o paciente não necessita perder o dia de trabalho nem suspender suas atividades físicas. Já é comum o paciente querer primeiro realizar a cápsula endoscópica para um mapeamento do trato digestivo que vai da boca ao ânus e em caso de algo ser encontrado, ai sim realizar a endoscopia, colonoscopia ou enteroscopia.

Se você tiver alguma dúvida, quiser saber mais a respeito desta matéria ou ver o vídeos relacionado ao assunto, coloco-me a disposição pelo e-mail: drzito@uol.com.br.


Dr. Dorival Zito Filho
CRM: 64.915, médico da Gran Clinic.
- Titulo de Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Digestiva (CBCD).
- Titulo de Qualificação em Cirurgia Vídeo Laparoscópica (CBCD)
- Titulo de Qualificação em Cirurgia Oncologica do Aparelho Digestivo (CBCD)


Veja mais

Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015
Amor e Vinho
Você sabe o que é SO2?
Degustando vinhos naturais - parte 1
Os vinhos naturais

 




Pesquisar




X

















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR