26/01/2006
A bruschetta é um antepasto típicamente italiano reconhecido em muitos países. No Brasil não é diferente. Tudo começou nas cantinas paulistanas, onde era servido aos fregueses nas filas de espera. Hoje está presente na grande maioria dos cardápios de restaurantes italianos, de cozinha mediterrânea, entre outros.
Este delicioso antepasto nasceu precisamente na Lazio, região da Itália onde se encontra a belíssima Roma. O nome bruschetta vem de bruscato, que significa “tostado”. Em seguida, como todo bom prato, espalhou-se por outras regiões da Itália, recebendo em cada uma delas ingredientes novos, de acordo com os produtos locais.
Por esta razão, pode-se criar deliciosas bruschettas com uma infinita variedade de ingredientes. A base, no entanto, é uma fatia de pão italiano tostada na grelha ou no forno.
Acredita-se que a receita original seja pão com alho esfregado por cima, uma pitada de sal e, pra finalizar, um fio de óleo de oliva.
Algumas outras versões deliciosas de bruschetta são com tomate fresco e mangericão, azeitonas pretas, mussarela de bufala e rúcula, entre tantas outras.
A bruschetta é um antepasto que se pode criar à vontade. Por isso, quem gosta de pôr a mão na massa podese divertir bastante!