TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Varal com texto Voltar

09/02/2006

As origens da pasta


Hoje escrevo sobre a origem da pasta (massa – macarrão), tão amada e apreciada no mundo inteiro. Sempre que pensamos nela, imediatamente nos vem à mente a Itália. Foram criados diferentes tipos e formatos de massas (muitas inusitadas), que exprimem toda essa paixão dos italianos pela “pasta”. A arte da massa reflete a imaginação de cada região ou até de uma pequena aldeia na querida e “Velha Bota”. Muitos especialistas no assunto afirmam que existem, no mínimo, 500 variedades, entre tipos e formatos. Apesar de tudo isso, saibam que sua origem não é determinada com precisão; diversas são as histórias. Abaixo cito algumas delas.
Os primeiros indícios da existência da pasta, foram encontrados em uma tumba etrusca e aparecem sob forma de utensílios usados para a fabricação e cozimento. Já nos primeiros anos da era cristã, o cozinheiro Apícius fala sobre algo semelhante à lasanha em seu livro de cozinha. Por volta do ano 1000, no livro De arte coquinaria per vermicelli e maccaroni siciliani (A arte de preparar vermicelli e macarrões sicilianos), escrito por Martino Como, cozinheiro do poderoso patriarca de Aquiléia, temos a primeira receita documentada.
Seguramente a massa já era bastante conhecida nos países árabes, onde até hoje a palavra makkaroni é utilizada. Destes países, a massa chegou à Grécia e à Sicília, na época uma colônia árabe.
Palermo é historicamente a primeira capital da massa, pois ali temos os primeiros testemunhos históricos de produção de massa seca em nível artesanal-industrial.
Em 1150, o geógrafo árabe Al-Idrisi relata que em Trabia, a 30 quilômetros de Palermo, fabrica-se muita massa em forma de fios, tria em árabe, que é exportada para a Calábria e para muitos outros países muçulmanos e cristãos.
A primeira citação "oficial" sobre a pasta: num inventário notarial de herança é citada "uma bariscela (cesta) cheia de macarrão".
Entre 1400 e 1500, difunde-se na Ligúria a produção artesanal dos fidei (massa no dialeto local), como demonstra a fundação, em Gênova, da Corporação dos pastai (fabricantes de massas) em 1574.
Independente da originalidade das histórias existentes sobre a pasta, ela se transformou em um dos pratos mais conhecidos, consumidos e amados no mundo inteiro.
Fonte da pesquisa: http://www.bycarmen.com.br/culturaculinariahistoriamassas.htm


Veja mais

Do privilégio ao exercício da responsabilidade
Espaço Integração 17 anos
Sustentabilidade em foco
Sobre a atuação da jovem Greta
Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015

 




Pesquisar




X





















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR