01/12/2008
Boa semana, vizinhos!
No último sábado participei de um encontro de lideranças do PSDB, no Jockey Club em São Paulo, que reuniu o presidente Fernando Henrique e o governador José Serra, entre outras lideranças importantes.
O objetivo desse encontro foi reunir prefeitos e vereadores eleitos, e falar sobre diversos assuntos, entre eles, como a crise afeta os Municípios.
O presidente Fernando Henrique abriu o encontro, falando aos prefeitos eleitos:
"O dinheiro público tem de ser usado com responsabilidade! O espírito democrático deve prevalecer em todas as decisões tomadas. Essa é uma crise complexa, pois perdeu-se não só a liquidez mas a confiança. Vemos a recessão se aproximando".
O Deputado Estadual Mendes Thame, presidente Estadual do PSDB, também deixou seu recado aos prefeitos:
"Não se esqueçam de que a política foi feita para melhorar a vida das pessoas, caso contrário, ela não serve para nada"!
Tivemos também uma excelente palestra com o economista Sergio Bresserman que enfatizou que os prefeitos eleitos não devem cometer nenhum desatino no início da gestão, sob risco de comprometer todo o mandato.
Disse que essa não é apenas mais uma crise: é uma mudança, uma dramaticidade histórica que estamos vivendo.
"Historicamente, nem a queda do muro de Berlim se compara ao que está por vir pela frente. Não podemos ver só a árvore, temos que ver a floresta".
A análise clássica dos economistas é de que houve falha de especulação. A crise que o governo Fernando Henrique enfrentou há alguns anos, já foi um sinal do que estamos enfrentando hoje. É muito importante não cair na ilusão de que o mundo vai voltar ao que era antes (liquidez abundante). "Isso é ilusório, não vai voltar"!
As perspectivas de crescimento atual não podem ser iguais ao passado, por conta do Aquecimento Global.b>
Sair da crise vai exigir muito mais do que a regulação econômica.
Bresserman disse também que o crash foi evitado pelo premier britânico na sexta feira anterior ao 6 e 7 de outubro.
"Isso segurou o "Fim do Mundo", falando da corrida bancária.
As lições do passado não se apagam. Nós sabemos que o mercado aloca os recursos mais rápido do que o Governo.
Temos um passivo enorme no mundo inteiro. E temos também um grande desafio que é o Aquecimento Global, e temos que mudar isso".
O economista acha que não sairemos dessa crise antes de 2010 em nenhuma hipótese.
O PIB não crescerá mais do que 3,5% em 2009.
Todos viveremos um "tranco", e por isso os prefeitos não devem comprometer despesas decorrentes no início de mandato. Devem se dirigir às atividades produtivas e aos investimentos.
"Hoje temos uma guerra muito pior do que a Segunda Guerra, que é o Aquecimento Global.
Por isso, o Brasil tem que fazer investimentos que coloquem o País lá em cima no campo da Energia e da Sustentabilidade", falou com propriedade.
O encontro contou também com palestras de peso como a da Secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, frisando que "A gestão da água passou a ser um valor intrínseco na gestão do futuro".
&
Tivemos a palavra do prefeito eleito de Franca, Sidney Franco da Rocha, que enfatizou aos prefeitos eleitos que façam uma gestão responsável, e falou algo muito importante, que pode comprometer a prestação de contas dos prefeitos:
"Na Educação, não se esqueçam de que na aplicação dos 25% exigidos pela lei, não entram nem merenda, nem transporte (excursões culturais nem didáticas). Os 25% tem que ser gastos na sala de aula"!
Estiveram também presentes, o Senador e presidente nacional do partido, Sergio Guerra, e o prefeito eleito de Piracicaba - e ex-ministro - Barjas Negri, um exemplo de administração, re-eleito com 88% dos votos, a maior votação do País!
O encontro foi encerrado pelo governador José Serra, com a informação importante de que o contrato do Rodoanel irá beneficiar os Municípios, pois hoje, a manutenção das estradas vicinais passou a ser uma obrigação do contratado e não mais das prefeituras.
Serra enfatizou que seu governo não está sendo político, que ele está atendendo todos os Municípios, independente do partido de cada um.
Carlão Camargo, nosso prefeito eleito, esteve presente ao encontro, e com certeza saiu de lá com uma boa bagagem de informações e idéias para colocar em prática aqui em Cotia.
Em resumo, foi um dia extremamente produtivo!
Fau Barbosa
De Olho na Granja e em uma Gestão mais "participativa"!