TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Varal com texto Voltar

28/01/2010

"A Granja é o berço da construção sustentável"


Entrevista com Newton Figueiredo, do Grupo Sustentax, por Sílvia Rocha

Tive uma interessante conversa com o engenheiro Newton Figueiredo, presidente do Grupo Sustentax, que vem dando consultoria na área da sustentabilidade e processos de certificação desde 2006. Newton, de forma pragmática, mostra que a sustentabilidade pode se mostrar um excelente negócio para quem investe nela e, naturalmente, para o Planeta.


Quer dizer que tudo começou na Granja Viana?

Sim! A Granja Viana é o berço da construção sustentável certificada da América do Sul! E o empreendimento pioneiro foi a Agência Banco Real Granja Viana. Ela foi a primeira construção sustentável da América do Sul certificada com critério internacional, o certificado “Green Building”, obtido em 2007. E nós participamos deste processo.


E qual é a importância ou necessidade de uma certificação em sustentabilidade hoje, no Brasil?

Acontece que todo mundo se diz verde ou sustentável e o consumidor não conhece os critérios que tornam um produto ou empreendimento realmente verde ou sustentável. Então, os selos de certificação contribuem para esse reconhecimento e garantia: produtos sustentáveis são aqueles que incorporam aspectos de responsabilidade social, ambiental e de saúde das pessoas. Além disso, devem possuir custo-benefício similar ao dos materiais de mesma aplicação, devem apresentar qualidade e durabilidade comprovada e trazer informações sobre o descarte e seu uso correto.


E os brasileiros estão dispostos a pagar a mais por produtos sustentáveis?

Pesquisas recentes indicam que até 28% dos brasileiros estão dispostos a pagar até 30% a mais por produtos sustentáveis. E 48% da população está disposta a gastar até 10% a mais por isso.


E como fica a sustentabilidade na área da construção?

Uma das formas de começar a se diferenciar no mercado imobiliário é mostrar ao potencial comprador que você é diferente do outro. Afinal, ao optar por um empreendimento que privilegie aspectos da sustentabilidade, você vai colher os frutos da escolha. Por exemplo: você vai pagar menos condomínio, vai fazer muitas outras economias e ter diversos benefícios, porque seu empreendimento vai lhe proporcionar: espaço sustentável, racionalização do uso da água, eficiência energética, qualidade ambiental interna e sustentabilidade dos materiais. Sua casa terá um sistema de iluminação eficiente, então você só terá que acender as luzes à noite; o mesmo vale para a circulação do ar, evitando a necessidade de uso de ar condicionado; o projeto também trará benefícios à saúde de todos os moradores, pois serão utilizadas tintas de baixa toxidade, dentre outros materiais, produtos e soluções sustentáveis.


Investir em sustentabilidade é um bom negócio?

A sustentabilidade é um bom negócio para todos: bom para quem faz e bom para quem compra, pois todos se beneficiam. Na hora de comprar uma moradia, o consumidor privilegia o custo-benefício: “para o meu bolso é bom? Vou aplicar bem minha poupança?”, são os questionamentos do futuro comprador. Portanto, hoje, o bolso vem em primeiro lugar e o benefício para o ambiente é uma conseqüência. Além do mais, ao optar por morar em uma residência sustentável – com maior qualidade de vida, ambientes mais saudáveis e a conseqüente economia no bolso – esse imóvel vai valorizar mais do que os convencionais.


E no caso de um pequeno construtor, qual é o caminho que você recomenda?

O importante é contratar um arquiteto que conheça arquitetura bioecológica, fazer uma casa onde você só vai precisar ligar acender a luz à noite, captar e aproveitar a água da chuva... Eu recomendo contratar um profissional da ANAB BRASIL – Associação Nacional de Arquitetura Bioecológica, pois eles têm muita experiência em projetos e cursos realmente sustentáveis.


E os grandes construtores, incorporadores e o nosso governo?

Nós ajudamos tanto o poder público quanto empresas na área de empreendimentos imobiliários a desenvolver novos bairros, para que eles sigam padrões de sustentabilidade. Em alguns casos, esses empreendimentos chegam a ser certificados internacionalmente. Esse é o caminho. E tudo começou na Granja Viana...


Para saber mais:

Grupo SustentaX - www.GrupoSustentaX.com.br
Tel.: 11 3062-5031 - 8281-1562

ANAB BRASIL - Associação Nacional de Arquitetura Bioecológica – www.anabbrasil.org – contato@anabbrasil.org – Tel.: 11 2729-4083 - 2729-4011
A ANAB está há 4 anos no Brasil e representa a ANAB italiana, fundada há 20 anos. Fundou a UNIANAB – Universidade da Arquitetura Sustentável, que oferece certificação profissional na área. A ANAB também oferece diversos cursos tanto para arquitetos, engenheiros, designers e decoradores, como para profissionais de outras áreas.


Veja mais

Do privilégio ao exercício da responsabilidade
Espaço Integração 17 anos
Sustentabilidade em foco
Sobre a atuação da jovem Greta
Desmitificando a hérnia de disco
TV Vagalume: Chorou ganha colo
TV Vagalume: A criança faz parte da tribo família
Bolo improvisado por Natureba TV
Queijo Vegano no Natureba TV
Batata Chips de forno que não gruda
TV Vagalume: Ajudando as crianças a lidar com a raiva
TV Vagalume: A quietude na convivência com as crianças
O que fazer quando a criança faz birra?
Biscoitos de Polvilho Colorido no Natureba TV
Leite de Coco caseiro no Natureba TV
Mousse de Chocolate na NaturebaTV
Naturvin - Cooperativa de Vinhos Naturais
Vinhos libaneses
Vinhos da Provence
Expovinis Brasil 2015

 




Pesquisar




X





















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR