16/03/2017
O ano de 2017 vem marcado por uma importante mudança astrológica: a partir do dia 21 de março, com a entrada do Sol no signo de Áries, começamos a contar um novo ciclo de 36 anos sob a regência do planeta Saturno. De 1981 até o ano passado, fomos regidos pelo Sol que, ao contrário de Saturno, fortalece mais o individual que o coletivo. Já o planeta Marte, o guerreiro, a título de exemplo regeu o mundo na primeira metade do século passado, quando aconteceram as maiores guerras que já vivemos. Ou seja, a influência de um astro merece todo respeito!
Saturno é o senhor dos anéis, do tempo, o planeta da sabedoria, consciência, disciplina, responsabilidade e o principal: da reestruturação. O ano será de muitos desafios, pois Saturno é um planeta de energia muito rigorosa, impõe trabalho árduo, muita seriedade e determinação. Saturno é o examinador que põe em cheque os nossos valores e temores.
Ele vem para colocar nossa vida em ordem, ‘limpar armários’. O progresso pode ser demorado, já que trabalhoso, mas os resultados são constantes e certos. Tudo com Saturno é mais lento, porém mais sério e justo.
Para aqueles que forem mais engajados, perseverantes e trabalhar com afinco, os resultados ou a colheita serão sólidos, firmes e recompensadores. É em meio às crises, adversidades e percalços que adquirimos mais força para seguir em frente e um grande aprendizado.
Há muito o que fazer, muito a trabalhar e construir até o final deste ano. As recompensas devem ser alcançadas mais precisamente em dezembro, quando Saturno ingressa no signo de sua regência natural: Capricórnio. Até lá, muitas situações que estão estagnadas ou ineficazes precisarão ser eliminadas.
Cada um de nós deve agir com mais consciência, a fim de não permitir as injustiças e participando de ações construtivas em prol do bem estar da população. O olhar de Saturno, como foi dito, é muito mais para o coletivo que o individual. Devemos entender a razão do teste de Saturno – ele existe para nos tornar mais conscientes, cooperativos e fortes através de suas sábias lições.
No mapa astral individual, podemos identificar melhor onde estão as barreiras internas, os temores, os pontos vulneráveis, além de suas perdas e restrições, para nos tornar mais aptos a vencer os desafios deste ano de Saturno.