10/04/2019
Retrógrado significa mover-se para trás. Sob nossa ótica aqui na Terra parece assim, mas na verdade nenhum planeta se move para trás. O que ocorre é que alguns planetas podem se movimentar mais rápido que outros, dando a impressão de que um ou mais ficaram para trás. De qualquer forma esta percepção tem um significado importante na astrologia e especialmente na interpretação do mapa natal.
Júpiter transita por um signo por aproximadamente 1 ano e fica retrógrado pelo menos uma vez. O planeta ingressou no signo de Sagitário em novembro de 2018 e ficará retrógrado entre 10 de abril 2019 a 11 de agosto de 2019.
Toda retrogradação proporciona algum tipo de atraso, bloqueios e incertezas nas questões relacionadas ao planeta que está retrógrado e no caso de Júpiter, considerado o grande benéfico, Zeus na Mitologia Grega, o deus da benevolência, afeta as questões associadas ao aprendizado, estudos mais elevados, viagens longas, crenças, religiões e também o setor financeiro e governamental. Uma vez que Júpiter representa a abundância, a expansão, o crescimento, o movimento retrógrado acarreta um retardamento em avanços maiores nestas áreas.
Muitas coisas não sairão como esperamos e é neste momento que temos de ter mais jogo de cintura, dominar a ansiedade, trabalhar mais a nossa tolerância e paciência.
Podem ocorrer contratempos em viagens, embarques, voos, bem como atrasos e contratempos em processos ligados às instituições de ensino, faculdades, impedindo uma expansão mais satisfatória.
Júpiter é o planeta dos exageros, dos excessos de todo tipo, das grandes expectativas, portanto o período de retrogradação deve ser usado como uma forma de trabalhar também a nossa ansiedade, nosso desejo de obter as coisas de modo imediato. Temos que “segurar nossa onda”. Se o momento não favorece o crescimento exterior, então é hora de crescermos por dentro.
Se os atrasos afetam a questão do dinheiro, a atitude de desespero e ansiedade exagerada não nos ajudarão nesse processo de crescimento interno. Desesperança não combina com a energia de otimismo e fé de Júpiter. Devemos refletir melhor sobre oque está dando certo e o que não está e tentar fazer alguns ajustes, até que Júpiter volte a caminhar em movimento direto. As energias não estão estagnadas, apenas mais difíceis de se concretizar.
Eu citei as influências mais generalizadas, ocasionadas por Júpiter retrógrado. A nível individual, pode afetar em maior ou menor grau cada um de nós, dependendo do mapa natal de cada pessoa. Para uma interpretação mais consistente, o ideal é fazer a análise do mapa astral, afim de identificar a localização de Júpiter por signo e por casa zodiacal, além dos aspectos formados com outros planetas do mapa.