TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Agito Cultural Voltar

04/09/2008

Música nas escolas em todo o país


O Presidente Lula sancionou projeto de lei, aprovado pela câmara dos Deputados, que torna obrigatório o ensino de música dentro da área de artes em todas as escolas do país. Porém, o Presidente vetou o artigo que previa que os professores tivessem formação específica na área; isso quer dizer, que os alunos poderão ter aulas de música com quem não sabe nada de música. O professor de geografia ou de educação física, poderá dar aulas de música.

Caberá então às escolas, àquelas que se preocupam com a qualidade do ensino, contratarem os professores capacitados para esta área tão específica.

É sabido que o ensino da música desenvolve nas crianças e adolescentes várias habilidades importantes para uma formação mais equilibrada do ser humano.

Habilidades como coordenação motora, agilidade de raciocínio, concentração, percepção, e, relacionamento, entre outras.
A lei vale para os ensinos fundamental e médio, mas vão caber aos conselhos estaduais e municipais de educação, em parceria com os governos locais, as definições sobre em quantos anos o ensino de música será ministrado e com que periodicidade.

Proposta da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), a obrigatoriedade do ensino de música foi defendida por artistas como Francis Hime e Daniela Mercury, em audiência com o ministro Fernando Haddad ( Educação).

“A música é estratégica para o desenvolvimento da sociabilidade e tem uma enorme força de transdisciplinaridade”, diz o compositor e um dos líderes do movimento “Música nas Escolas”– Felipe Radicetti .

É importante que os administradores das escolas tenham consciência da importância do ensino da música para seus alunos. As escolas precisarão se adaptar e investir em equipamentos específicos, salas, e principalmente, em professores capacitados que estimulem os alunos ao aprendizado da música.

Na minha opinião, as aulas de música não se resumem ao aprendizado de alguém vir a tocar um instrumento qualquer. Tocar um instrumento é bom demais, mas isso, é uma conseqüência natural do estímulo e interesse que o aluno possa vir a ter.

A história da música, a história dos instrumentos, a cultura musical de cada país, as orquestras, a importância da música para o cinema, os Jingles ( música para propaganda ), a música eletrônica, formação e prática de bandas etc..., são temas que poderão ser abordados durante as aulas e que poderão despertar a curiosidade e interesse dos alunos pela música.

A música está presente na vida de todos nós, entender um pouco do porqueê isso acontece, de uma forma prazerosa e, através de pessoas que tenham conteúdo, experiência e conhecimento do assunto para ministrar as aulas de música, com certeza estaremos contribuindo com a qualidade do crescimento das crianças.

Uma nação é muito mais feliz quando tem a música.


Veja mais

Paul McCartney
Um pouco de música ao vivo na Granja Viana
As Palhetas Lost Dog!
Uma História Maluca
Eduardo Araújo - Parte 2
Eduardo Araújo - Parte 1
CD Amazônia
Música Digital
A Lei Rouanet e o dinheiro para a Cultura
Equívoco
www.musicosdobrasil.com.br
Uma enciclopédia instrumental

Cabelos de Sansão
Entrevista - Paulo Oliveira
Trópico de Capricórnio
Entrevista com Marcelo Beba
Beba Música
Musicoterapia
Tiago Araripe
Quero Educação Musical na Escola
Show – Dijohnnyando Alf

 




Pesquisar




X



















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR