TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações

Agito Cultural

Dercy Gonçalves Neste ano de 2007, Dercy Gonçalves estará completando 100 anos de idade

26/04/2007



Neste ano de 2007, Dercy Gonçalves estará completando 100 anos de idade.

Então, o que resolvi escrever é uma pequena homenagem a esta grande personalidade do teatro brasileiro.

No ano de 1989 tive o prazer e o privilégio de trabalhar com a Dercy pelo período de 1 ano, quase todos os dias da semana, de terça à domingo.

Foi uma experiência única com a primeira dama do teatro de revista, do humor e da comédia do Brasil.

O Show chamava-se "A Grande Revista", com direção de Abelardo Figueiredo (uma missão impossível dirigir Dercy Gonçalves), na casa de Shows Palladium, no Shopping Eldorado.

Bem, antes de mais nada, quero dizer que é impossível falar qualquer coisa sobre Dercy Gonçalves, tendo que excluir os "Palavrões", não dá. Aos leitores mais "puritanos" antecipadas desculpas.

Dercy sempre foi exemplo por ser uma profissional de dar inveja: nunca chegava atrasada aos ensaios e muito menos aos shows; sabia os nomes de todo mundo do elenco e fazia questão de cumprimentar a todos pelo nome - do segurança do shopping ao garçom, passando pelos músicos, camareiros, etc.

Com vontade de trabalhar e um humor invejável, à época com 82 anos, ela dançava, cantava e contava a louca história de sua vida de maneira ímpar.

O elenco do show, depois de alguns dias já havia decorado o roteiro e já sabia das histórias que ela contava. Mas todos os dias nós chorávamos de tanto rir, de ficar com dor na barriga.

Ela improvisava muito, então, mesmo sem querer, acabava acontecendo dela contar coisas novas de maneira inusitada.

Entre tantas cenas, ainda me lembro de algumas... em uma delas Dercy dançava um tango com um bailarino e o vestido dela caía, propositalmente, até a cintura exibindo seus belos seios. A platéia delirava! E outra: a memória da Dercy já falhava durante os shows. Como ela improvisava muito - e viajava nos textos RS - quando ela queria retomar o roteiro do show não lembrava mais onde estava RS; então um ator, chamado Luiz Carlos Braga, ficava escondido junto com os músicos no poço da orquestra e ele ficava atento ao roteiro, acompanhando as aventuras da Dercy e, quando precisava, praticamente sempre RS, ele gritava pra ela uma dica qualquer, o que a fazia lembrar do roteiro. AH! Então é isso, e ela seguia ...

E, comigo, um dia, antes de começar o show, eu estava ao lado da escada atrás do palco que dava acesso aos camarins, conversando com outros músicos, quando percebi a Dercy descendo as escadas, um pouco devagar (O show estava para começar), estendi minha mão para ajudá-la a descer com mais segurança... Ela olhou pra mim e disse: "enfia esta mão na bunda" (mais ou menos isso rs) "vai dar a mão pra puta que o pariu, tá pensando que eu sou velha ??? " Eu fiquei com ZERO RS, todos rindo de mim e ainda tive que pedir desculpas pra ela RS. Mas em seguida, ela acabou rindo também e me dando um beijo. Mas que eu tomei um puta susto, tomei RS.

O show era indescritível, com tantas histórias verdadeiras e absurdas, contadas recheadas com muitos palavrões e com a interpretação dela, que fazia o público viajar como se estivesse vendo aquele filme. Na verdade, as histórias eram todas muito tristes e dramáticas, o que essa mulher viveu e passou na vida, só ela e Deus sabem. Mas ela contando é só alegria. Me lembro também de um momento no show que o assunto era "plástica" - alto desejo de consumo das mulheres daquela época. E a Dercy dizia: "Eu faço plástica quase que todos os dias, não quero nem saber, vai caindo eu vou puxando, vai caindo eu vou puxando, até o cú chegar no pescoço, não quero nem saber. O que quero mesmo é ficar bonita."

E, li outro dia uma matéria que contava que Dercy Gonçalves conta que quando ficou grávida lutou muito contra sua própria gravidez, pois não queria ter filhos e, quando nasceu a menina, ela disse: "mais uma puta no mundo" RS.

Ela dizia também lá pra gente no teatro: "adoro minha filha, ela láaaaaaaaa na casa dela e eu na minha." RS.

Mas saibam, ela é uma pessoa maravilhosa e com um coração enorme. Sempre ajudou e acho que continua ajudando muitas pessoas. Pra quem já teve a oportunidade de assistir a um show da Dercy Gonçalves, ela é "aquilo"sempre.

ALEGRIA!

Parabéns Dercy Gonçalves.


Veja mais

Paul McCartney
Um pouco de música ao vivo na Granja Viana
As Palhetas Lost Dog!
Uma História Maluca
Eduardo Araújo - Parte 2
Eduardo Araújo - Parte 1
CD Amazônia
Música Digital
A Lei Rouanet e o dinheiro para a Cultura
Equívoco
www.musicosdobrasil.com.br
Uma enciclopédia instrumental

Cabelos de Sansão
Entrevista - Paulo Oliveira
Trópico de Capricórnio
Entrevista com Marcelo Beba
Beba Música
Música nas escolas em todo o país
Musicoterapia
Tiago Araripe
Quero Educação Musical na Escola

 




Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR