TELEFONE E WHATSAPP 96948-3326 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco            
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Granjeira no treinamento de Al Gore Voltar

O ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore, esteve no Brasil no início de novembro para treinamento que vem sido dado em mais de 50 países contra os efeitos das mudanças climáticas no mundo. O encontro Climate Reality, que aconteceu no Rio de Janeiro, reuniu cerca de 750 ativistas, entre eles a granjeira e articuladora nacional do Movimento Transition Town e fundadora do Transition Granja Viana Isabela Menezes que conta, com exclusividade, como foram os três dias de evento.

“Foi muito bacana ter sido escolhida para participar deste evento. Percebi que há muita gente preocupada com as questões climáticas no mundo, além de ver tanta gente jovem interessada. Isso mostra que a sociedade tem crescido com uma consciência diferenciada quando o assunto é meio ambiente”.

Segundo Isabela, foram dias bastante intensos. O primeiro foi mais corporativo. A Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira palestrou e compartilhou com os presentes o que tem sido feito no Brasil. “Além disso, tivemos a oportunidade de receber lideranças indígenas, representantes de comunidades que sabem como viver em harmonia com a natureza”, conta.

A apresentação que mais chamou a atenção de Isabela foi a de Mayalú Kokomet, neta do Cacique Raoni da Aldeia do Xingu no Mato Grosso do Sul. Disse ela: "Não queremos viver como vocês e vocês não querem viver como nós vivemos. Vocês precisam nos ajudar a proteger as florestas deixando que nós cuidemos delas, porque nós sabemos como fazer. Queremos que vocês continuem a ter o conforto que tem, por isso precisamos da floresta”.

No segundo dia, o evento contou com a apresentação de Al Gore, que junto com os cientistas do Painel da ONU do Clima, ganhou o Nobel da Paz por seu trabalho no combate às mudanças climáticas. Segundo ela, a palestra foi impactante: “Falo deste tema desde 2009 e consegui atualizar muitos dados. Um paralelo interessante que ele fez foi quanto às cidades de Miami e Parati que têm sofrido com a elevação dos mares e, por consequência, ficam alagadas em época de chuvas. Ele chamou a atenção para os problemas similares em regiões tão distantes”, diz.

Isabela reforça que alguns dados foram impressionantes. Um deles, é que o Brasil produz anualmente em CO2 o equivalente 400 mil bombas atômicas. O terceiro dia foi integralmente voltado para o desenvolvimento de oficinas de projetos voltados a sensibilizar a sociedade civil e os governos. “O treinamento veio como um alerta para a urgência com que a humanidade deve tratar o assunto das mudanças climáticas. Acredito que seu objetivo foi atingido. Foram 75 projetos desenvolvidos e muita gente a fim de multiplicar o que aprendemos ali”.

E finaliza: “Devemos todos iniciar processos pessoais de transição para uma vida mais simples e mais eficiente em todos os sentidos. Combater as mudanças climáticas depende da ação individual de cada um.” Veja algumas soluções do aprendizado de Isabela Menezes com Al Gore e com o Movimento Transition Towns, clicando aqui.

O Site da Granja, que vem apoiando as ações do Transition desde seu início, sente-se orgulhoso com a participação da Isabela num evento dessa magnitude!











 

Pesquisar


















 

© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 96948-3326 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR