TELEFONE E WHATSAPP 96948-3326 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco            
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Granja Viana em tempos de transição Voltar

DE COMO UM MOVIMENTO DE SUSTENTABILIDADE LOCAL CONTRIBUIU PARA DRIBLAR A CRISE DE DESABASTECIMENTO NACIONAL

 Por Sílvia Rocha*

 Faz dez dias que o País entrou em comoção. A Greve dos Caminhoneiros, que desencadeou no desabastecimento de combustíveis, alimentos, itens de primeira necessidade para a saúde, e suas inúmeras consequências.

 Além de toda a comoção que tomou conta da maioria dos brasileiros, vieram à tona insegurança, medo, incerteza, desespero, o sentimento de falta, escassez, dependência e de falta de controle.

 Toda a pressão e a tensão resultaram em questionamentos e reflexões de inúmeros grupos, organizações e cidadãos quanto a duas grandes chagas que vimos enfrentamos em nossa história: a corrupção e a alta tributação de nossos produtos e serviços.

 Neste momento em que escrevo, o abastecimento, em geral, está se normalizando. Os prejuízos gigantescos estão sendo contabilizados. Análises e reflexões estão podendo ser feitas com mais distanciamento. E nossa história continua sendo escrita.

 E há muito o que depreender de tudo isto. Enquanto cidadãos, munícipes, trabalhadores e estudantes. E enquanto granjeiros.

 

A crise de desabastecimento na Granja Viana

 No nosso microcosmo Granja Viana, a crise repercutiu como em todo País, em suas devidas proporções.

 Mas quem vive em comunidade e vive a nossa comunidade Granja Viana pôde perceber ações e condutas que fizeram toda a diferença.

 E, também, muitos granjeiros, como eu, tiveram a grata sensação de ver sementes plantadas há quase dez anos dando frutos e sendo tão úteis – e solidários – em uma das maiores crises que vivenciamos nos últimos tempos.

Granja sustentável: um sonho mais que viável

 Faço parte do Transition Granja Viana (TGV), um movimento comunitário que vem colaborando com o desenvolvimento sustentável da nossa região. O Transition, como o chamamos, nasceu aqui na Granja, em 2009, como um braço do movimento criado na Inglaterra, o Transition Towns, que hoje atua em todo o mundo. Nós nos reunimos e nos unimos com o intuito de transformar a Granja Viana – e os municípios que a compõem –  em cidades sustentáveis, regenerativas, com uma comunidade forte e unida.

 Transition em ação na crise: sustentabilidade rima com solidariedade

 Caronetas em ação! Viva a Transição!

Foi muito gratificante perceber o quanto o Caronetas – nosso grupo no Whatsapp de pedir e oferecer carona entre amigos – foi útil nesses últimos dez dias!

No entanto, o Caronetas tem sido um sucesso desde que foi criado por uma participante do Transition, a Tatiana Mohovic, há cerca de quatro anos.

Hoje, contamos com exatos 254 participantes, sendo que, só nos últimos dias, os administradores do grupo adicionaram uns 80 participantes.

Quantas pessoas eu conheci neste grupo!

Quantas pontes têm sido feitas!

Soube que há outros grupos de caronas, hoje, na Granja. Mas posso afirmar o quanto o Caronetas se mostrou especialmente útil e solidário quando nos vimos sem combustível, com compromissos inadiáveis e pudemos contar com a inestimável ajuda uns dos outros em regime de urgência.

O Transition e a EcoFeira Granja Viana: orgânicos locais? Na Granja? É mesmo? Onde?

Na hora em que as prateleiras dos supermercados, quitandas, mercadinhos, sacolões ficaram vazias, nós, do Transition, levantamos a bandeira dos alimentos e produtos orgânicos, locais e artesanais.

Quanto amor e orgulho pela nossa EcoFeira! Ela completa 8 anos em setembro, com muita história para contar. Já expusemos na Escola Granja Viana, na Matriz da Paróquia de Santo Antônio, no Templo Zu Lai e, há cerca de quatro anos, estamos no Parque Teresa Maia, na Rua Direita, um lindo parque onde estamos crescendo junto com as mudas das árvores plantadas.

 Hoje, a EcoFeira conta com mais de 40 expositores cadastrados e uma clientela fiel. Estimamos que mais de 130 pessoas frequentam nossa feira todo domingo e esse numero só cresce. Eis o nosso slogan: ECOFEIRA GRANJA VIANA. TODO DOMINGO. TODO MUNDO AMA.

 Na nossa EcoFeira, expomos uma grande variedade de produtos:

verduras, legumes, verduras, frutas (orgânicos certificados), mel, produtos veganos (pão, tortas, hambúrgueres, quiches, marmitas), alimentos processados, artesanato, aromatizantes, sabonetes, sucos, Kombucha...  são muitos produtos.

 E o que é o mais importante de tudo? Nossos produtos são locais. Vêm do nosso entorno. O que nos torna mais independentes. E muito mais resilientes a crises de abastecimento, como à que assistimos.

Destacamos essas duas iniciativas do Transition Granja Viana, porque elas se mostraram especialmente afinadas com os novos tempos e com as perspectivas um tanto quanto sombrias com as quais nos deparamos, a cada dia, em relação ao nosso planeta.

Nesses quase dez anos de atividades, desenvolvemos e implantamos muitas outras iniciativas. Nosso Mercado de Trocas mensal (Troque aquilo que você não usa por aquilo que você precisa); Voto Onde Moro; História na Escola; Oficina Água Cai do Céu; Arte Junto; Temperando Memórias; Mão na Massa; Compra Local; Café Reparo; Cinepapo; Histórias Reveladas; Identidades; Do meu lixo cuido eu...

E o melhor de tudo! Trabalhamos de forma respeitosa e amorosa! Esbanjando alegria! celebrando nossas realizações!

Se você, leitora e leitor, ficou interessada ou interessado em nosso movimento, pode saber mais sobre ele aqui: http://transitiontownsgranjaviana.blogspot.com. Nos reunimos todas as sextas-feiras, das 9h30 às 11h30, na nossa Granja Viana.

*Sílvia Rocha é jornalista, escritora, poeta e comunicadora e participa do Transition Granja Viana desde a sua fundação. Colaborou Isabela Gomez de Menezes, arquiteta da sustentabilidade que trouxe o Transition Granja Viana para a Granja!











 

Pesquisar




X














 

© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 96948-3326 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR