TELEFONE E WHATSAPP 96948-3326 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco            
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui

Faça uma minicisterna em casa Voltar

Nos dias 21, 22 e 23 de novembro, o facilitador Edison Urbano realizou a Oficina Água que cai do Céu, com apoio do Site da Granja, Oficina da Sustentabilidade, Sempre Sustentável, Transition Granja Viana e Instituto Brasileiro de Estudos para Transição. Reunidos na casa de uma das participantes, oito granjeiros se reuniram para aprender como fazer uma minicisterna (sistema de aproveitamento da água da chuva). O Site da Granja ensina, a seguir, o passo a passo para sua montagem. 


Mas, antes de começar, é importante saber que esta água poderá ser utilizada para lavar pisos, irrigar plantas, lavar carros ou para descargas de vaso sanitário. O primeiro passo para a montagem da minicisterna é a escolha do local exato onde vai ser instalada. O ideal é que fique perto do tubo de descida da calha e que seja de fácil acesso.

Base

A base pode ser feita em alvenaria, metal com proteção contra ferrugem ou madeira bem resistente. Para a altura, é necessário que o suporte tenha mais ou menos 45cm de altura, suficiente para caber um balde grande embaixo da torneira que será instalada na lateral (ou na frente), bem abaixo da bombona (reservatório plástico).

Bombona

Os dois primeiro buracos a serem feitos são os de entrada e saída da água que desce do telhado para a bombona. Esses buracos devem ser feitos logo abaixo dos anéis da boca da bombona. Para fazer os furos, você vai precisar de uma furadeira, lixas, régua e um lápis.

Torneira

Após terminar os furos, encaixe um tubo atravessando os dois buracos e coloque a bombona sobre o suporte posicionando-a exatamente no local que deverá ficar em definitivo. Instale a torneira. O ideal é uma torneira do tipo para jardim de 1/2", com rosca na ponta para conectar uma mangueira.

Depois de instalada a torneira, retorne a bombona ao seu lugar e determine como vai fazer a conexão entre a tubulação de descida da calha e o tubo de entrada da minicisterna, lembrando que entre esses dois pontos será instalado o Filtro e o "T" do Separador.

Redutor de Turbulência

O primeiro conjunto de peças é o redutor de turbulência e saída para o ladrão (ou para mais uma minicisterna ou para uma grande cisterna subterrânea). A função do redutor de turbulência é de evitar que a água da chuva que chega nela crie muita turbulência revolvendo toda a sujeira sedimentada no fundo.

Tratamento da água

A água reservada na minicisterna não é uma água potável, mas poderá ter contato com quem vai utilizá-la para lavagens ou descargas no vaso sanitário; por isso é necessário termos alguns cuidados como fazer a desinfecção e corrigir o pH. Veja a seguir dois métodos bem simples e econômicos para o tratamento dessa água:

- Desinfecção: use apenas uma colher de chá rasa de cloro de origem orgânica granulado ou em pequeno tablete (cloro usado em piscinas) toda vez que entrar água nova na minicisterna ou meia hora antes de usar esta água;

- pH: use produtos próprios para isso (ver em casas de produtos para piscinas) ou faça uma pedra de calcária. Em um copo de plástico de mais ou menos 200ml, coloque três porções de cal e uma de cimento. Misture bem, coloque água e continue misturando até ficar uma massa (parecida com a textura de pasta de dente). Finalizada, pendure-a dentro da minicisterna.

Tampa da Minicisterna

Para não ficar água empoçada na tampa, que geralmente tem o formato de uma bacia, você pode fazer uma pequena cobertura verde, que além de melhorar o visual, vai ter a função de climatizar um pouco o interior da minicisterna.

Para isso, coloque sobre a tampa uma forração (carpete) ou manta bidim (própria para vasos), com o substrato (terra adubada) e plante algumas plantas resistentes a grandes variações climáticas, como, por exemplo, alguns tipos de cactos.

Outra opção é colocar um vaso com uma planta no centro da tampa e encher de pedras com areia ao redor para evitar empoçar água. Isso é importante para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

 

Para mais detalhes, acesse o site www.sempresustentavel.com.br 











 

Pesquisar


















 

© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 96948-3326 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR