Transition mudando paradigmas  

Dani Terracine

As reuniões do Plano Diretor de Cotia têm trazido gratas surpresas. Além da grande participação da população no acompanhamento das reuniões e da presença efetiva de alguns grupos e entidades da região, elas ganharam também uma mudança de tom: os clássicos discursos políticos estão dando lugar a uma nova mensagem, mais humana e conciliatória.  

Exemplo disso foi o discurso proferido por Daniela Terracini, uma das representantes do Transiton Granja Viana, no dia 10 de maio, durante a 3a. reunião preparatória para a revisão do Plano Diretor no CIESP de Cotia: 

"São tantos assuntos de extrema urgência a serem discutidos, expostos e resolvidos nesta reunião de Plano Diretor: ambientais, sociais, saúde, educação, mobilidade, lixo, água, corredor ecológico, etc.

Mas para começar precisamos de uma comunicação clara, verdadeira, transparente e de muita boa vontade para mudar, olhar além do nosso umbigo e pensar no coletivo...reconhecer que se o meu vizinho não esta satisfeito por um ato que eu fiz, foi porque eu não prestei atenção nele na hora de fazer a ação...

Para existir de fato uma mudança significativa, precisamos mudar paradigmas, e isso não é fácil!

São pelas pequenas coisas que começamos, e são geralmente internas, aquela reflexão íntima, aquela inquietação, aquele incômodo, quando reconhecemos que o que acontece fora é reflexo do que acontece dentro...

Sei que estamos em uma situação nova e inédita, e é uma grande oportunidade para todos. Nós, sociedade civil, que estamos dispostos a fazer algo de bom para nosso entorno, sair da nossa zona de conforto, e para o poder público, que nunca teve essa participação popular, que não veio só pedir e cobrar, que veio se oferecer para construir junto!

Somos movimentos de ação, e se houver a abertura, humildade e boa vontade, podemos fazer a diferença e juntos fazer da região um modelo a ser seguido pelo Brasil e mundo afora!

Já temos a Ecofeira, um bom exemplo de uma ação conjunta do poder público, entidades, mídias e comércio da região.
Sucesso há quatro anos na Granja Viana.

Imaginem se conseguirmos ser modelo em construções sustentáveis? Que o "Minha Casa Minha Vida", por exemplo, tenha uma bela arquitetura, com espaços verdes, que tenha mini usinas de geração de energia através do lixo, com captação e reaproveitamento de água de chuva, se conseguirmos manter e recuperar todos os mananciais e rios de forma impecável, recuperar nossas matas nativas com sua fauna, termos parques espalhados para usufruto de todos, o Corredor Ecológico (que já existe o projeto e a verba destinada!), termos escolas modelos (e já temos uma, o Projeto Âncora) onde os estudantes aprendam a ser seres humanos autoconfiantes, que saibam pensar e agir juntos, que se reconheçam como Humanidade, criando uma vida melhor..?

Estamos unindo nossos sonhos, nossos talentos e nossas forças para começar a construir uma região melhor!!

Isso não é utopia. É um momento único, e não vamos deixar passar!”

15/05/2014


Procure também por:

> audiência pública
> plano diretor
> transiton

<< voltar

  • Comentários (0)
  • Comente aqui
  • Indicar para amigo(a)
  • Imprimir
Nenhum comentário.

Preencha os campos abaixo:

Nome:
E-mail:  Exibir e-mail
Título:
Comentário: 
Seu comentário sobre essa matéria, será avaliado
e publicado no prazo máximo de 48 horas.
OLF   

Indique esta notícia a um(a) Amigo(a):

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome Amigo(a):
E-mail Amigo(a): 

newsletteranuncie

Receba nosso informativo semanal