Ecofeira 07 anos - A festa é nossa! 

Fotos: Alberto Lefèvre
 mais fotos:  

Um projeto comunitário envolvendo entidades, escolas, prefeitura, comunidade, comerciantes, todos com o mesmo objetivo: fortalecer os agricultores locais de orgânicos, que estavam perdendo suas terras para a especulação imobiliária.

A causa foi uma só, mas as consequências foram muitas! Preservação do Cinturão Verde de Cotia, divulgação dos benefícios do cultivo de orgânicos para a terra e para saúde, criação de um ponto de encontro da comunidade na Granja Viana... Todas indo ao encontro da filosofia do Movimento Transition Towns Granja Viana (TGV).

O Transition Towns, nascido na Inglaterra, teve seu embrião na Granja Viana em 2009, trazido pela granjeira Isabela Menezes e, na época, abraçado por Silvia Rocha, Dani Terracini e Thereza Franco. O grupo era pequeno, mas totalmente imbuído pelo sonho de uma comunidade mais sustentável, com a proposta de transformar as cidades em ambientes auto-suficientes, menos dependentes de fatores externos e mais integradas à natureza.

Silvia Rocha, dentro do espírito que norteia o movimento, trouxe a questão dos agricultores locais, o grupo acolheu, buscou parcerias; a ideia era simples e boa, escolas, prefeitura, imprensa, comerciantes aderiram. Crunch!!! Nascia assim a Ecofeira, em setembro de 2010, com o empenho e a realização do TGV, Site da Granja, Depto de Turismo de Cotia (Cristina Oka), Escola da Granja, Faculdade Mario Schenberg (Prof. Lúcia), ONG Selva e a Casa do Moinho.

E já nasceu brilhando!! Sua primeira edição aconteceu na Escola da Granja, com 700 pessoas presentes prestigiando os 32 expositores da região, promovendo sua produção de verduras e legumes, artesanatos, conservas, geleias, shimeji e shitaki, flores, mel, compotas, pães, granolas, origamis, chocolates, cerâmicas... Sem falar da música ao vivo, sorteios, atividades lúdicas e sustentáveis com as crianças. Foi um sucesso, graças à união de forças como a divulgação feita por toda a mídia local, estacionamento cedido pelos estabelecimentos próximos e patrocínio das atividades pelos comerciantes da região.

E nunca mais parou! Nestes 07 anos de existência passou por várias praças, Escola da Granja, Colégio Mario Schenberg e ainda edições especiais como as do Templo Zu Lai. Foi tão bem recebida que de mensal passou a semanal, todo domingo das 8h às 13h, e em local permanente, o Parque Teresa Maia.

Muita água já rolou embaixo da ponte - mudanças de local, horário, expositores, apoiadores, reavaliações, crises... Mas permaneceu firme e forte. Suas bases foram consolidadas em preceitos nobres trazidos pelo TGV, como o diálogo entre os expositores, troca de experiências, a preocupação com o outro, a importância do todo, e muito na diversão e prazer de participar, de estarmos todos juntos!

E para a merecida celebração do seu primeiro setênio, dia 05 de outubro acontece na Galeria de Arte Solange Viana a exposição Histórias Reveladas, com fotos de Alberto Lefèvre, autor do projeto, e textos de amigos da Ecofeira. Uma ideia bacana, que envolveu escritores, colunistas e jornalistas granjeiros, incumbidos de pesquisar e contar a história de cada um dos feirantes.
Todos os apoiadores da Ecofeira também serão homenageados na ocasião.
Parabéns Ecofeira, parabéns TGV, parabéns comunidade Granja Viana!!!

Fotos: Alberto Lefèvre

Histórias Reveladas
Quinta Feira, 05 de Outubro 2017
Das 17h às 21h
Local: Galeria Solange Vianna
facebook.com/Galeria-de-Arte-e-Fotografia-Solange-Viana
Rua São João, 246 – Miolo da Granja



12/09/2017


Procure também por:

> Ecofeira
> celebração
>

<< voltar

  • Comentários (0)
  • Comente aqui
  • Indicar para amigo(a)
  • Imprimir
Nenhum comentário.

Preencha os campos abaixo:

Nome:
E-mail:  Exibir e-mail
Título:
Comentário: 
Seu comentário sobre essa matéria, será avaliado
e publicado no prazo máximo de 48 horas.
TQJ   

Indique esta notícia a um(a) Amigo(a):

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome Amigo(a):
E-mail Amigo(a): 

newsletteranuncie

Receba nosso informativo semanal