Primeira Ecofeira de 2013 é sucesso de público

Yara, Lúcia, Cris, Márcio e Gisele
 mais fotos:  

Por Cristina Oka

A manhã chuvosa não conseguiu afugentar os contumazes frequentadores da Ecofeira Granja Vianna, ao contrário, o tempo tornou convidativo o aconchego do salão de eventos da Igreja Santo Antonio. O espaço de eventos da igreja da granja tem passado por melhorias por ação da paróquia orquestrada por Padre Pedro.

O movimento começou cedo na primeira Ecofeira de 2013, com o público conferindo as novidades, além das verduras e legumes orgânicos, alimentos processados naturais e caseiros e artesanato sustentável. O visitante teve à disposição uma pequena praça de alimentação, com empanadas integrais, sanduiches naturais, sucos e doces como bolo de cacau, brigadeiro de capim limão e bolo de milho sem glúten.

A Ecofeira dedicada ao Sagrado Feminino também foi prestigiada por gente interessada nesse modelo de economia solidária, como Yara Garbelotto - diretora de Meio Ambiente e Adriana Pereira, técnica do Departamento de Planejamento Ambiental da Prefeitura de Barueri, que estão pesquisando para organizar um evento nos mesmos moldes para aquela cidade. Esteve ainda presente Fernanda Ascar, gerente de planejamento e projetos da SPTURIS, empresa de turismo da Cidade de São Paulo, que além de conferir o que era a Ecofeira, ainda aproveitou para consumir algumas delícias locais.

Márcio Stanziani, secretário executivo da AAO, Associação de Agricultura Orgânica, que organiza a feira orgânica do Parque Ibirapuera, também veio à Cotia no domingo para conhecer o funcionamento da Ecofeira, à convite da produtora rural e expositora Gisele Dias.

A feira de trocas Auescambau voltou com força total, e teve uma grande movimentação da prática do escambo, onde o valor de uso é que determina o parâmetro da troca, e não o mercado. A garotada dá show neste sentido, participando ativamente do processo da Auescambau.

A Faculdade Mário Schenberg, uma das promotoras do evento, trouxe os alunos do 1º semestre do curso de gastronomia sob a coordenação da Profa Lúcia Verginelli, para fazer pesquisa junto ao público sobre a Ecofeira e dos produtos expostos.

Cerca de 700 pessoas passaram pela Ecofeira de Março, que contou com o apoio da Loctudo e I-Grafix, além da Igreja Santo Antônio. As Ecofeiras são uma promoção conjunta da Prefeitura de Cotia - através da Secretaria de Relações Governamentais, Site da Granja, Movimento Transition Town e Faculdade Mário Schenberg.

A próxima Ecofeira acontecerá no mesmo local, no dia 14 de abril, e será uma edição dedicada ao Aniversário de Cotia.




21/03/2013

<< voltar

  • Comentários (0)
  • Comente aqui
  • Indicar para amigo(a)
  • Imprimir
Nenhum comentário.

Preencha os campos abaixo:

Nome:
E-mail:  Exibir e-mail
Título:
Comentário: 
Seu comentário sobre essa matéria, será avaliado
e publicado no prazo máximo de 48 horas.
QI7   

Indique esta notícia a um(a) Amigo(a):

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome Amigo(a):
E-mail Amigo(a): 

newsletteranuncie

Receba nosso informativo semanal