Terapia de Casal e Terapia Familiar

A terapia pode trabalhar suas relações pessoais de maneira individual, mas os resultados são muito mais rápidos se esse trabalho é feito com o casal ou com a família, focalizando as relações em conjunto. Meu consultório é um lugar seguro onde cada pessoa pode ser ouvida por mim e também pelos outros membros do grupo. Eu trabalho como uma tradutora das demandas próprias e/ou familiares e não como uma juíza. Analiso a força das relações e o que a experiência de cada um pode ajudar na harmonia do grupo.

Analisando o problema nas relações do cliente e na história que cada um dos componentes do grupo conta sobre sua participação nas suas relações, descobrimos padrões de comportamento familiar que podem estar encobertos. Assim que cada um começa a ver os outros mais claramente, formas mais simples de relacionamento se desenvolvem. O cliente pode lembrar o que o aproximou dos outros de seu grupo e o que cada um pode oferecer ao outro enquanto seu relacionamento se desenvolve.

Como Escolher um Terapeuta?

Escolher um bom terapeuta não é muito diferente do que escolher qualquer outro tipo de bom profissional. É preciso pesquisar, procurar referências e conversar com ele para esclarecer suas dúvidas e sentir se existe um bom e franco relacionamento com ele. Como a função dele será a de ajudar o cliente a resolver seus problemas vivenciais e de relacionamento ele deverá ter as seguintes características:

  • ser receptivo, caloroso e ter um bom senso de humor para desenvolver uma relação amigável, positiva, e confiável com o cliente,
  • ser emocionalmente saudável, sem afetação, para que o cliente se sinta confortável,
  • ser franco e direto, para responder todas as perguntas do cliente, mesmo que as respostas não sejam as que ele queira ouvir,
  • ter os mesmos valores fundamentais do cliente para ser respeitado por ele,
  • ser capaz de ouvir as queixas do cliente,
  • fornecer nome de clientes que possam dar referências sobre seu trabalho,
  • falar uma linguagem clara e não usar o "terapês", para que o cliente entenda sua mensagem,
  • mostrar interesse pelo cliente,
  • indicar claramente quais são os direitos e obrigações do cliente e qual a taxa das consultas,
  • ficar à disposição do cliente para consultas telefônicas entre as seções nos momentos que o cliente achar necessário ou tiver uma crise,
  • ter habilidade para se comunicar igualmente com os pais e seus filhos adolescentes