A terapia pode trabalhar suas relações pessoais
de maneira individual, mas os resultados são muito mais rápidos se esse
trabalho é feito com o casal ou com a família, focalizando as relações
em conjunto. Meu consultório é um lugar seguro onde cada pessoa pode ser
ouvida por mim e também pelos outros membros do grupo. Eu trabalho como
uma tradutora das demandas próprias e/ou familiares e não como uma juíza.
Analiso a força das relações e o que a experiência de cada um pode ajudar
na harmonia do grupo.
Analisando o problema nas relações do cliente
e na história que cada um dos componentes do grupo conta sobre sua participação
nas suas relações, descobrimos padrões de comportamento familiar que podem
estar encobertos. Assim que cada um começa a ver os outros mais claramente,
formas mais simples de relacionamento se desenvolvem. O cliente pode lembrar
o que o aproximou dos outros de seu grupo e o que cada um pode oferecer
ao outro enquanto seu relacionamento se desenvolve.
Como Escolher um Terapeuta?
Escolher um bom terapeuta não é muito diferente
do que escolher qualquer outro tipo de bom profissional. É preciso pesquisar,
procurar referências e conversar com ele para esclarecer suas dúvidas
e sentir se existe um bom e franco relacionamento com ele. Como a função
dele será a de ajudar o cliente a resolver seus problemas vivenciais e
de relacionamento ele deverá ter as seguintes características:
ser receptivo, caloroso e ter um bom
senso de humor para desenvolver uma relação amigável, positiva, e confiável
com o cliente,
ser emocionalmente saudável, sem afetação,
para que o cliente se sinta confortável,
ser franco e direto, para responder todas
as perguntas do cliente, mesmo que as respostas não sejam as que ele
queira ouvir,
ter os mesmos valores fundamentais do
cliente para ser respeitado por ele,
ser capaz de ouvir as queixas do cliente,
fornecer nome de clientes que possam dar
referências sobre seu trabalho,
falar uma linguagem clara e não usar
o "terapês", para que o cliente entenda sua mensagem,
mostrar interesse pelo cliente,
indicar claramente quais são os direitos
e obrigações do cliente e qual a taxa das consultas,
ficar à disposição do cliente para consultas
telefônicas entre as seções nos momentos que o cliente achar necessário
ou tiver uma crise,
ter habilidade para se comunicar igualmente
com os pais e seus filhos adolescentes