Novo abastecimento de água em Cotia  

Na manhã desta terça-feira (3/04), o prefeito Rogério Franco participou da inauguração do Sistema Produtor São Lourenço, da Sabesp, que amplia a oferta de água potável para nove municípios da região, entre eles Cotia. A inauguração aconteceu na Estação de Tratamento de Água (ETA), em Vargem Grande Paulista, e contou com a presença do governador Geraldo Alckmin e do presidente da Sabesp, Jerson Kelman, entre outras autoridades.

A construção do novo sistema produtor teve um investimento de R$ 2,21 bilhões e tem capacidade de fornecer até 6.400 litros de água por segundo. A água é coletada na Represa Cachoeira do França, em Ibiúna, passa por 49 km de adutoras, e uma elevação de 330 metros, até chegar à Estação de Tratamento de Água. Em seguida, a água percorre mais 32 km de adutoras antes de chegar às torneiras dos moradores de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.

“Com o novo sistema, a região oeste da Grande São Paulo, que recebia água dos sistemas Cantareira e Baixo e Alto Cotia, será atendida pelo Novo Sistema Produtor São Lourenço”, informou Alckmin. O governador ainda comentou soubre a estiagem no ano de 2014, que causou grande impacto nos sistemas de abastecimento do Estado e do País: “Em 2014, choveu a metade do que choveu em 1953, que foi o ano de maior seca do século passado. Foi um período difícil.”

Segundo o governador, foi feito um trabalho de ação a partir da expertise da Sabesp. “Entramos com o sistema de Válvula Redutora de Pressão (VRP) para não fazermos racionamento”, explicou o governador. Foi neste período que o Governo Estadual iniciou a construção do São Lourenço.

“É uma obra muito importante que vai beneficiar toda a região e nos deixa mais tranquilos, pois mesmo em período de grande estiagem, a população não terá falta de fornecimento de água”, diz o prefeito Rogério Franco sobre o novo sistema de abastecimento da Grande São Paulo - o quarto mais importante em capacidade de fornecimento de água depois do Cantareira, Guarapiranga e Alto Tietê.

Também participaram da inauguração os prefeitos de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos; de Ibiúna, João Melo e de Jandira, Paulo Barufi, além dos deputados estaduais Marcio Camargo, João Caramez, André do Prado e Gilmaci Santos, além do secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga e o presidente da Arsesp, Hélio Castro.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cotia
Foto: Vagner Santos



05/04/2018


Procure também por:

> São Lourenço
> água
> abastecimento
> Sabesp
> região oeste

<< voltar

  • Comentários (0)
  • Comente aqui
  • Indicar para amigo(a)
  • Imprimir
Nenhum comentário.

Preencha os campos abaixo:

Nome:
E-mail:  Exibir e-mail
Título:
Comentário: 
Seu comentário sobre essa matéria, será avaliado
e publicado no prazo máximo de 48 horas.
W7M   

Indique esta notícia a um(a) Amigo(a):

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome Amigo(a):
E-mail Amigo(a): 

newsletteranuncie

Receba nosso informativo semanal