Imagem depredada, mas fé inabalada  

Padre Brás com a Imagem depredada
 mais fotos:  

Por Mônica Krausz
Fotos: Cloves Ferreira

Poucos dias após a chegada de seu novo pároco e antes do início das celebrações da Semana Santa dos Católicos, na madrugada do dia 19 de março, a tradicional igreja Santo Antônio da Granja Viana sofreu um grande trauma: a imagem do Sagrado Coração de Jesus, com 1,78 metro de altura, que ficava do lado de fora, na porta de acesso à igreja, foi depredada em um ato de vandalismo. Não se sabe se por intolerância religiosa, pura falta de respeito, insanidade mental ou por qual outra motivação, pois o agressor não deixou pistas de sua identidade e nem havia câmeras no local que pudessem registrar o fato, mas segundo o Padre Brás, novo Pároco da igreja, o ocorrido consternou a comunidade local. “Percebemos que não estamos seguros em lugar nenhum”, lamentou. “Porém não podemos perder a fé, por mais que a agressão a esse símbolo religioso nos machuque, pelo contrário, esse fato tem de nos fortalecer”, defendeu o pároco. Pe. Brás assumiu a Paróquia no inicio do mês, vindo de Porto Alegre e substituindo o Padre Pedro, que foi deslocado para São Paulo em um procedimento comum da Igreja Católica de rodizio entre padres nas comunidades.

Segundo o Padre, ainda não se sabe se a imagem poderá ser restaurada, pois foi muito danificada, principalmente no rosto e nas mãos. “Estamos aguardando uma avaliação do restaurador”, explicou. A imagem estava na Igreja de Santo Antônio há cerca de 2 anos e foi um presente da Chama de Amor, um movimento Mariano.

Padre Brás é natural de Criciúma, Santa Catarina, e está no apostolado há 27 anos, tendo atuado como Pároco durante 9 anos naquele estado, depois mais cinco em São Paulo, quando chegou a ficar por um mês na Granja Viana, em 2000. “De lá para cá a igreja cresceu muito”, comemora o Pároco, que se sentiu muito bem acolhido pela comunidade em seu retorno. 

Esta semana, a igreja segue com intensa programação de celebrações da Semana Santa, com a missa da Instituição da Eucaristia, do Serviço e do Sacerdócio, hoje, dia 29, às 20 horas. Amanhã, Sexta-feira Santa, haverá a celebração da Paixão às 15 hs e as 17 hs a via sacra na rua do contorno da igreja. No sábado, às 20 hs a celebração da vigília, com a benção da água e do fogo, a proclamação da passagem, da ressurreição e no Domingo de Páscoa, as celebrações normais com missas as 8, 11 e 19 hs.

Igreja de Santo Antonio
Rua Santo Antônio, 486, Km 24,5, Granja Viana – Cotia – SP
(11) 4702-2295
paroquiagranjaviana.com.br



29/03/2018


Procure também por:

> vandalismo
> intolerância religiosa
> insegurança
> Granja Viana
> Cotia
> Padre Brás

<< voltar

  • Comentários (0)
  • Comente aqui
  • Indicar para amigo(a)
  • Imprimir
Nenhum comentário.

Preencha os campos abaixo:

Nome:
E-mail:  Exibir e-mail
Título:
Comentário: 
Seu comentário sobre essa matéria, será avaliado
e publicado no prazo máximo de 48 horas.
3E8   

Indique esta notícia a um(a) Amigo(a):

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome Amigo(a):
E-mail Amigo(a): 

newsletteranuncie

Receba nosso informativo semanal