Exposição Saudades, Marianne Lépine  

A Galeria de Arte e Fotografia Solange Viana abre no dia 26, das 19 às 22 horas, a exposição SAUDADES, de Marianne Lépine, com pinturas, aquarelas e monotipias. Moradora da região há 3 anos, Marianne, que já participou de algumas coletivas, apresenta agora sua primeira individual, que permanece até 2 de dezembro, com entrada gratuita.

Lépine é arquiteta formada pela FAU/USP, estudou pintura na “École Régionale de Beaux-Arts” em Caen, na França, e desde então não parou mais. Sempre desenhando, fotografando, criando estampas. Frequentou ateliês com Deborah Paiva, Dudi Maia Rosa e Paulo Monteiro, todos grandes pintores de nossa geração. A pintura é sua principal e atual atividade, além de ser designer gráfica atuante, com diversas publicações.

Lépine utiliza a fotografia como base de suas pinturas. Apropria-se de uma cena fotografada para recriar, transformando em pintura. A fotografia parece funcionar para o pintor contemporâneo como um meio de pesquisa como é o desenho. Embora a pesquisa para realizar uma pintura, ou uma série delas, possa ocorrer incidentalmente, aqui usa-se a fotografia como recurso intencional e consciente nos seus trabalhos. Marianne se apropria e reinventa.

Para a artista Deborah Paiva, “Outra questão relevante no trabalho de Marianne é o tratamento que dá à pintura. Na linha de trabalhos que remetem ao universo da propaganda, como os de Alex Katz, Marianne elabora uma pintura de cores chapadas, com volumes recortados por pequenas diferenças de tons. A passagem de uma cor para outra acontece de forma definida e rigorosa. Não há manchas e nem desacertos na pincelada. O espaço se constrói pela cor e os arabescos ajudam a dar volumes às roupas, aos objetos e figuras. Parecem ser ensinamentos de Matisse...”, explica.

“Como resultado de tudo isso há nesses trabalhos um certo estranhamento: tratam de personagens ”antigos”, mulheres recatadas à moda dos anos 50 do século passado, pintadas de um modo contemporâneo como se fosse possível alinhar dois mundos tão diversos dentro de uma mesma cena. Marianne faz essa junção de modo talentoso: transporta a dignidade discreta desses personagens para um mundo de formas coloridas e sedutoras dos nossos dias”, escreve Deborah Paiva sobre o trabalho da artista.

Venha conferir você também, esta delicadeza que encanta pela força das cores. Entrada gratuita mediante agendamento, inclusive aos finais de semana.

Foto: FILÓ, pintura 2013.

SERVIÇO:
SAUDADES, de Marianne Lépine
Pinturas, aquarelas e monotipias

Abertura: 26 de outubro, quinta-feira, das 19h às 22h, para convidados
Visitação: de 27 de outubro a 02 de dezembro de 2017
De segunda a sexta, das 11h às 19h, somente com agendamento

A Galeria de Arte e Fotografia Solange Viana fica na Rua São João, 246, Granja Viana, centrinho, Cotia | SP
t. 11 4777.0234 | galeriadeartesolangeviana@uol.com.br
galeriadearteefotografiasolangeviana.blogspot.com



18/10/2017


Procure também por:

> Exposições
> artes
> Galeria de Arte e Fotografia Solange Viana

<< voltar

  • Comentários (0)
  • Comente aqui
  • Indicar para amigo(a)
  • Imprimir
Nenhum comentário.

Preencha os campos abaixo:

Nome:
E-mail:  Exibir e-mail
Título:
Comentário: 
Seu comentário sobre essa matéria, será avaliado
e publicado no prazo máximo de 48 horas.
NJD   

Indique esta notícia a um(a) Amigo(a):

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome Amigo(a):
E-mail Amigo(a): 

newsletteranuncie

Receba nosso informativo semanal