TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Você tem usado Muito se tem falado sobre as implicações do aumento da longevidade humana.

27/08/2012








Muito se tem falado sobre as implicações do aumento da longevidade humana.

A medicina, o avanço tecnológico e as condições de vida geraram um crescente aumento na expectativa de vida, como comprovam os dados dos últimos sensos segundo o IBGE. Em 1960, a expectativa de vida dos brasileiros era, em média, 54,6 anos.

Em 2008, a média aumentou para 73 anos - 69,3 anos para os homens e 76,8 para as mulheres (IBGE, 2009).

Isso significa que vivemos mais tempo, mas não necessariamente com qualidade maior.

As doenças senis, principalmente as demências, tiram a autonomia do idoso, tornando-o dependente até para tarefas cotidianas.

Perda de memória, confusão mental, dificuldade de locomoção: apenas a possibilidade já nos assusta!

Por outro lado, vemos todos os dias na mídia notícias de "jovens" de 80, 90 anos, com uma atividade invejável: Bibi Ferreira, Cora Coralina, Niemeyer, Juca de Oliveira, Fernanda Montenegro, só para citar alguns bem conhecidos.

Qual o segredo para manter nosso cérebro funcionando bem? Simples: usá-lo.

Como um músculo que não é usado, um cérebro que não aprende nada novo, que não enfrenta desafios, definha. Então é o exercício do pensamento, da criatividade, do contato com o novo que mantém o adequado funcionamento mental.

Essa é exatamente a proposta do Espaço Cultural da Maturidade Granja Viana: um projeto voltado ao idoso, à sua manutenção ativa na sociedade, através de aulas teóricas e práticas, ministradas duas vezes por semana, todas as segundas e quartas-feiras.

Os temas são bem variados: história, artes, sociologia, política, psicanálise, neurolinguística, expressão, criatividade, além de uma "aula aberta", mensal, onde um professor convidado traz um assunto diferente, sempre de interesse do grupo.

Além da ampliação do conhecimento, as atividades propiciam a convivência com seus pares, ou seja, através da troca de experiências, novos vínculos afetivos são formados fora do espaço da família.

Além das aulas, o Espaço Cultural realiza atividades externas, vinculadas às disciplinas. Essas saídas, pagas à parte, levam as alunas a museus e exposições.

No primeiro semestre, visitaram o Museu da Língua Portuguesa; em setembro, irão ao CCBB à exposição "Impressionismo: Paris e a Modernidade - Obras - primas do Museu d"Orsay" e em outubro à 30ª Bienal de Artes de São Paulo.

Segundo Marcia Soares de Almeida, Psicóloga Educacional e coordenadora do Espaço Cultural da Maturidade, "apesar de o projeto ser aberto a homens e mulheres, a predominância é do sexo feminino. As mulheres dessa geração foram criadas para serem esposas, mães e avós, mesmo acumulando essas funções com o exercício profissional. Mais velhas, aposentadas, algumas viúvas, com filhos e netos já crescidos, sentem-se pouco valorizadas e com poucas perspectivas de futuro. O desânimo e a depressão aparecem. A participação nas aulas resgata a capacidade de aprender e amplia o convívio social, levantando a autoestima. Novas amizades são feitas, um leque de possibilidades de lazer se abre. Teatro, show de música, jantar ou um chope com as amigas, no lugar das noites solitárias em frente à TV."

SERVIÇO
Espaço Cultural da Maturidade Granja Viana - Rua dos Manacás, 12, km 25 da Rodovia Raposo Tavares, sentido São Paulo, ao lado do Bem Te Vi.
Segundas e quartas- feiras, das 13h45 às 17h00
Inscrição - R$ 25,00 (taxa semestral)
Mensalidade - R$100,00
Informações - 5543-0842 / 98457-1329 ou marciasa@uol.com.br


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR