TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Vacinação: campanhas e locais Gripe, HPV, Febre Amarela, Hepatite.

11/04/2017








Gripe, HPV, Febre Amarela, Hepatite... São tantas as doenças que nos preocupam ainda hoje. Por isso é sempre bom manter a carteirinha de vacinas atualizada para garantir a saúde da família, dos bebês aos idosos. Algumas delas estão disponíveis na rede pública, outras ainda são encontradas com maior disponibilidade e amplitude de cepas nas excelentes clínicas de vacinação da nossa região. Confira aqui onde encontra-las e fique tranquilo.

Clinicas de Vacinação 

De acordo com a médica pediatra Ana Patrícia Von Bulow, da Clínica de Vacinação Clin, uma das pioneiras na região atendendo na Granja desde 1991, a Rede pública vem aplicando cada vez mais uma ampla gama de vacinas, porém a rede privada consegue estar sempre um pouco mais adiantada em relação as novas cepas das doenças. Enquanto a vacina da gripe é trivalente na rede pública, por exemplo, é quadrivalente nas clínicas particulares protegendo contra um vírus a mais. 

Para a enfermeira Nayara Rubia Coelho, da Boselli Gran Clínic, muitas das pessoas que têm condições financeiras de receber uma vacina mais completa ainda recebem uma imunização menos abrangente na rede pública por falta de informação. 

Além disso, as UBSs ainda vacinam de uma forma mais antiga e as clínicas já possuem técnicas menos dolorosas de vacinação, menos traumáticas para vacinar os bebês e as crianças como a “vacina da abelhinha” , ou sistema Buzzy, de alívio da dor, aplicada na Vaccine Care. 

Outra questão importante a ser observada de acordo com os profissionais das clínicas é a questão da conservação. As clínicas particulares possuem gerador de energia para que as vacinas fiquem sempre refrigeradas. Na Kreski, por exemplo, além do gerador, a câmara de armazenamento é monitorada 24 horas por dia, eletronicamente, com sistema de alarme que detecta qualquer variação de temperatura; na rede pública geralmente só os hospitais ou UBSs mais novas possuem o gerador. 

E neste final de semana, o The Square Open Mall também passou a contar com uma nova clínica de vacinação, a Vacin Ville. Assim, não há desculpas para não manter sua vacinação em dia!

Veja as clínicas da região aqui no Site da Granja e proteja a sua família.

http://bit.ly/vacinanagranja


Campanhas na rede pública

Vacina contra gripe

A partir do dia 17 de abril as unidades básicas de Saúde (UBSs) de Cotia estarão vacinando os idosos a partir de 60 anos e os profissionais da saúde de estabelecimentos públicos e privados contra a gripe. A partir de 24 de abril serão vacinadas gestantes, puérperas, crianças (seis meses a 5 anos), indígenas, portadores de doenças crônicas, adolescentes de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas, presos e funcionários do sistema prisional, além de professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas.  A imunização será feita até atingir a cobertura.

Este ano a vacinação foi antecipada porque em 2016 registrou-se aumento de casos de gripe antes do período esperado. No ano passado a vacinação começou em 30 de abril. A ideia do Ministério da Saúde é tentar evitar um novo aumento de casos fora do período esperado.

Os idosos que estiverem acamados e não puderem se dirigir a uma das UBSs serão vacinados por enfermeiros da Atenção Básica a partir de maio. Familiares também poderão se dirigir a uma unidade de saúde e deixar o nome do idoso e o endereço para a visita dos profissionais da Saúde. No chamado Dia D (13 de maio, um sábado), conhecido pela mobilização nacional, todas as unidades estarão abertas para vacinação.

No Brasil, o Ministério da Saúde mantém o Programa Nacional de Imunizações – PNI, para prevenção de importantes doenças transmissíveis: tuberculose, hepatite B, difteria, coqueluche, tétano, poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, infecções pelo Haemophilus influenzae tipo b, rotavírus, meningococo, pneumococo, vírus do papiloma humano (HPV), varicela, hepatite A e em algumas regiões, a febre amarela.

Febre amarela: para viajantes

A Secretaria de Saúde de Cotia, por meio de sua Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, fornece a vacina contra a febre amarela a cidadãos que precisam viajar às regiões que têm registrado casos da doença. A imunização está disponível em Unidades Básicas de Saúde, em dias diferentes para cada posto, de segunda a sexta-feira, em especial para quem vai para as cidades de Minas Gerais.

O Ministério da Saúde já confirmou que oito pessoas morreram por febre amarela no estado mineiro. Minas Gerais também registra mais 45 mortes suspeitas de febre amarela. Ao todo, foram notificados 206 casos suspeitos da doença em 29 cidades do estado. Municípios do Espírito Santo próximos a Minas Gerais também registraram suspeitas.A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por vírus transmitido principalmente pelo mosquito Aedes aegypti.

A vacina deve ser aplicada pelo menos 10 dias antes do deslocamento, para garantir o desenvolvimento da imunidade. Uma dose confere proteção. No entanto, é necessária a administração de pelo menos uma dose de reforço aos 4 anos de idade (crianças) ou após 10 anos (adultos), a depender da situação vacinal individual. Além da vacina, outras medidas de proteção individual devem ser levadas em consideração, como o uso de calças e camisas de manga longa e de repelentes contra insetos. Além dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, há outras localidades apontadas pelo Ministério da Saúde como de atenção à febre amarela – o cidadão pode consultá-las por meio do site www.portalsaude.saude.gov.br.

Confira as unidades e dias da semana para vacinação em Cotia:

Segunda-feira

UBS ATALAIA Rua Demétrio Calfat, 300. Telefone: 4703-5154

UBS RIO COTIA Rua Pedro Rodrigues, 12. Telefone: 4702-4218

Terça-feira

UBS PORTÃO Rua Vasco Massafelli, 605. Telefone: 4616-8100

Quarta-feira

UBS CAUCAIA Avenida Roque Celestino Pires, 1.020. Telefone: 4611-0120

UBS ARCO-ÍRIS Estrada Velha da Olaria, 2.400. Telefone: 4703-5544

Quinta-feira

UBS ASSA Rua Santo Antônio, 406 (Granja Vianna). Telefone: 4702-3509

Sexta-feira

UBS ATALAIA Rua Demétrio Calfat, 300. Telefone: 4703-5154

 

 


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR