TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Vacinação A Prefeitura de Cotia, através da Secretaria Municipal da Saúde, inicia nesta segunda-feira (13/9) a campanha de vacinação contra meningite.

13/09/2010








A Prefeitura de Cotia, através da Secretaria Municipal da Saúde, inicia nesta segunda-feira (13/9) a campanha de vacinação contra meningite. As vacinas estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBS) e postos de saúde da família (PSF), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


A Secretaria da Saúde de Carapicuíba também iniciará a vacinação a partir do dia 13/09.

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, a primeira etapa da campanha acontecerá nos meses de setembro e outubro. Neste período, deverão ser vacinadas crianças de 1 ano até 1 ano, 11 meses e 29 dias. Na segunda etapa, entre os meses de novembro e dezembro, a vacinação será destinada a crianças menores de 1 ano de idade. A partir de 2011, a vacina será aplicada junto com a vacinação de rotina para crianças menores de 2 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha visa proteger as crianças contra o vírus meningococo C. A doença pode se manifestar como uma inflamação nas membranas que revestem o cérebro (meningite) ou como uma infecção generalizada (meningococcemia), que pode levar rapidamente à morte. Os principais sintomas são dor de cabeça, intolerância à luz, rigidez na nuca, febre e vômitos.

Os pais devem aproveitar a oportunidade para atualizar o cartão de vacina contra as demais doenças. Para isso, basta ter em mãos o documento de vacinação.

Para mais informações, ligue para a Vigilância Epidemiológica: 4616-9115.


Saiba mais sobre a Meningite:

  1. O que é?
    A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro.
  2. Qual o microrganismo envolvido?
    A meningite pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos, dentre outros, e agentes não infecciosos.
  3. Quais os sintomas?
    Os principais sinais e sintomas são: crianças acima de 1 ano de idade e adultos: febre alta que começa abruptamente; dor de cabeça intensa e contínua; vômitos em jato; náuseas; rigidez de nuca; podem surgir pequenas manchas vermelhas na pele. Em crianças menores de um ano de idade, os sintomas referidos acima podem não ser tão evidentes, devendo-se atentar para a presença de moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente e rigidez corporal com ou sem convulsões.
  4. Como se transmite?
    A transmissão é de pessoa a pessoa, por via respiratória, através de gotículas e secreções do nariz e garganta, havendo necessidade de contato prolongado e convivência no mesmo ambiente (residentes da mesma casa, colega de dormitório, creche, alojamento).
  5. Como tratar?
    Após a avaliação médica e a análise preliminar de amostras clínicas do paciente, o paciente ficará internado e o tratamento será realizado com antibióticos específicos.
  6. Como se prevenir?
    A principal forma de prevenção é a detecção e o tratamento precoce dos casos, evitando que seja transmitida a outras pessoas. A vacinação também é uma importante proteção contra a doença.

Fonte: Ministério da Saúde


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR